O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou por uma cirurgia de artroplastia total do quadril no lado direito nesta sexta-feira (29). O procedimento cirúrgico começou por volta das 13h e foi realizado na unidade de Brasília do hospital Sírio-Libanês e transcorreu sem intercorrências.
Após a cirurgia, Lula já está acordado e se encontra em condições estáveis, podendo conversar. A previsão é que ele seja transferido para o quarto ainda durante a noite do mesmo dia.
Além da cirurgia no quadril, o presidente também se submeteu a uma cirurgia de correção da pálpebra, a qual estava programada. O procedimento ocorreu das 15h às 16h.
A equipe médica que realizou o procedimento está monitorando a recuperação de Lula, garantindo todo o cuidado necessário para a sua reabilitação.
Os médicos também contaram que o presidente respondeu bem à anestesia geral e que não precisará ficar na UTI, podendo ir direto ao quarto. A expectativa é que ele tenha alta entre segunda (2) e terça (3).
O médico pessoal de Lula, Roberto Kalil, relatou que o chefe do Executivo federal terá fazer exercícios "o mais breve possível" e usará andador no período de recuperação.
Período de recuperação
Os médicos do petista também recomendaram que ele não faça nenhuma viagem de quatro a seis semanas. A expectativa é que Lula participe da COP (Confederência do Clima das Nações Unidas), no Emirados Árabes, no final de novembro.