Na manhã desta terça-feira (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em Roma, na Itália. Esta é a terceira viagem do mandatário à Europa durante o terceiro mandato, iniciado em janeiro deste ano.
Ainda hoje, Lula vai se reunir com o sociólogo italiano Domenico de Masi, precursor do conceito de "ócio criativo", às 18h, segundo a agenda oficial.
Nos próximos dias, o presidente vai se encontrar com o Papa Francisco, no Vaticano, para tratar de temas como a guerra na Ucrânia, mudanças climáticas e o combate à fome.
Ele também terá encontros bilaterais com o presidente da Itália, Sergio Mattarella, e com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri.
Depois, Lula vai em direção à França, onde, além de outros compromissos, vai se reunir com o presidente do país, Emmanuel Macron, e discursar em um festival em Paris.
"Desembarcamos na capital italiana, onde o presidente Lula vai participar de agendas importantes na reconstrução das relações do Brasil com o mundo. Por aqui, ele vai se reunir com o presidente da Itália, Sergio Mattarella, e com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri. E, no Vaticano, vamos encontrar com o Papa Francisco", escreveu a primeira-dama Janja da Silva, nas redes sociais.
O chefe do Executivo deixou o Brasil na noite dessa segunda-feira (19). O último dia de Lula na Europa deve ser sexta-feira (23), quando ele participará do Diálogo de Alto Nível da Cúpula, em Paris, além de um almoço de trabalho oferecido por Macron.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.