O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que já esperava a aprovação da medida provisória que reestrutura os ministérios do governo na Câmara dos Deputados . Segundo o petista, a MP 1154/2023, que teve 337 votos favoráveis e 125 contrários, era "razoável".
"Eu esperava aquilo porque era razoável que a Câmara votasse do jeito como votou", afirmou o presidente nesta quinta-feira (1º).
A aprovação aconteceu na noite de ontem (31). A MP prevê a criação de 31 ministérios e sete órgãos com status de pasta ministerial. O texto, cuja validade termina às 23h59 desta quinta, já está sendo analisado pelo Senado .
As medidas provisórias entram em vigor assim que publicadas, por isso os ministérios criados por Lula estão atuando nas respectivas áreas. No entanto, se a MP não for aprovada pelo Congresso em 120 dias, ela é encerrada.
O texto foi aprovado após Lula se envolver pessoalmente nas negociações, falando com os líderes dos partidos e Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados. O parlamentar expôs ao chefe do Executivo a dificuldade de articulação no terceiro mandato do petista, e teceu críticas ao fato do governo ainda não ter constituído uma base aliada.
Ainda, afim de promover a aprovação da MP, o Planalto empenhou R$ 1,7 bilhão em emendas parlamentares na terça-feira (30).
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.