Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Reprodução: Ricardo Stuckert
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva

presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em viagem para o Japão nesta quinta-feira (18). Ele irá participar da Cúpula do G7 após 14 anos. O evento acontecerá em Hiroshima , durante o fim de semana.

O chefe do Executivo deve chegar às 14h desta quinta-feira em território japonês, após mais de 24 horas de viagem e escala na Cidade do México e no Alasca. 

Além da participação no G7, Lula terá uma extensa agenda de reuniões com líderes mundiais. Segundo o Planalto, o presidente terá seis encontros bilaterais até o momento. A lista ainda pode aumentar. Veja quem são:

Emmanuel Macron, presidente da França;

Olaf Scholz, primeiro-ministro da Alemanha;

Joko Widodo, presidente da Indonésia;

António Guterres, secretário-geral da ONU;

Pham Minh Chinh, primeiro-ministro do Vietnã;

Anthony Albanese, primeiro-ministro da Austrália.

Lula também irá ao Parque Memorial da Paz de Hiroshima, espaço de homenagem às 166 mil vítimas da bomba atômica que atingiram a cidade durante a Segunda Guerra Mundial, em 1945.

Cúpula do G7

O convite ao petista partiu do primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida. O Japão é o presidente do bloco, que é formado pela Alemanha, Estados Unidos, França, Canadá, Reino Unido, Itália e Japão, além da União Europeia.

O Brasil é um dos países convidados, assim como a Índia, Indonésia, Austrália, Ilhas Comores, Ilhas Cook, República da Coreia e o Vietnã. Representantes do Banco Mundial, da Organização das Nações Unidas (ONU), do Fundo Monetário Internacional e a Agência Internacional de Energia também estarão presentes.

Segundo o Planalto, os temas que serão discutidos em Hiroshima serão: inflações econômicas pelo mundo, mudança climática, saúde pública e energia.

No sábado, o presidente irá participar da reunião chamada: “Trabalhando para enfrentar crises múltiplas, incluindo alimentação, saúde, desenvolvimento e gênero”. E depois marcará presença na sessão intitulada: “Esforço comum em prol de um planeta sustentável e resiliente, incluindo, clima, energia e meio ambiente”.

No domingo, Lula estará presente na sessão intitulada “Na direção de um mundo próspero, estável e pacífico” e de uma cerimônia de depósito de flores no Memorial da Paz de Hiroshima.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!