Dois homens foram presos pela Polícia Civil em Guarujá , no litoral de São Paulo, em uma operação que resultou na apreensão de uma grande quantidade de maconha sintética .
A quantidade exata encontrada no laboratório não foi divulgada. Essa forma de entorpecente, conhecida como K9, contém até 100% mais THC (a principal substância psicoativa encontrada na planta) do que a maconha comum, causando um impacto devastador nos usuários, conhecido como "efeito zumbi" .
O delegado Leonardo Rivau, da 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) de Santos, afirmou em reportagem exibida pela TV Tribuna, que o consumo do K9 elimina completamente o poder de raciocínio do usuário.
Quanto maior o teor de THC, maiores são os danos à saúde e a dependência química.
As investigações indicam que o responsável pelo cultivo da maconha sintética viveu na Califórnia, nos Estados Unidos, onde o cultivo da maconha para uso recreativo e comercialização é permitido.
Ele foi detido em um imóvel diferente de onde ocorria o plantio, onde residia atualmente. Além dele, um caseiro que trabalhava na propriedade, utilizada como laboratório para a produção das drogas, também foi preso.
Segundo a polícia, durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão, foram encontrados não apenas K9, mas também Skunk ( uma forma superpotente de maconha) e maconha comum. A investigação sugere que grande parte das drogas era vendida no Centro de São Paulo.
Imagens exibidas pela TV Tribuna e também fornecidas pela Polícia Civil mostraram a plantação de maconha no local. Embora não tenha sido encontrada droga pronta para venda no imóvel, a plantação servia como insumo para a produção dos entorpecentes.
O delegado Rivau explicou que a maconha sintética K9 é produzida a partir de partes da planta e elementos químicos, o que resulta em seu efeito devastador.
Durante a operação, foram apreendidos centenas de quilos de produtos químicos, incluindo ácido sulfúrico, extremamente nocivo, e outros compostos utilizados para potencializar o THC.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.