O Ministério Público Federal (MPF) deve ouvir em 15 dias a deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) sobre uma foto em que a parlamentar aparece armada e faz referências ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O depoimento é um pedido da subprocuradora Lindôra Araújo.
A foto, publicada em março, mostra Júlia com uma blusa estampada com uma mão com quatro dedos e com três tiros. Ela ainda parece uma metralhadora na mão.
“Considerando a narrativa exposta, a fim de possibilitar uma análise adequada dos fatos e o melhor deslinde de sua apuração, o Ministério Público Federal requer a intimação da deputada federal Júlia Zanatta para prestar esclarecimentos sobre o caso, no prazo de 15 (quinze) dias”, disse Lindôra Araújo, em seu despacho.
O pedido foi enviado ao relator do processo no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro André Mendonça. Ele ainda não se pronunciou sobre o caso, mas a tendência é que autorize a oitiva.
O inquérito foi aberto a pedido dos deputados Zeca Dirceu (PR) e Alencar Santana (SP), ambos do PT. Para eles, a deputada cometeu crime de ameaça, incitação e apologia ao crime.