A Polícia Federal prendeu na manhã desta terça-feira (7) quatro agentes da PM-DF (Polícia Militar do Distrito Federal) que estão supostamente envolvidos nos atos golpistas que depredaram a sede dos Três Poderes no dia 8 de janeiro .
As prisões ocorreram em virtude da quinta fase Operação Lesa Pátria deflagrada nesta terça-feira pela PF .
Entre os presos está o coronel da Polícia Militar do Distrito Federal Jorge Eduardo Naime Barreto , responsável pela segurança da Esplanada dos Ministérios no dia dos atos. Além dele, foram presos um capitão, um tenente e um major da PM que ainda não tiveram a identidade divulgada.
Nesta quinta fase estão sendo cumpridos 3 mandados de prisão temporária, 1 de prisão preventiva e 6 de busca e apreensão no Distrito Federal.
"As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas”, disse a PF através de nota.
Na última sexta-feira (3), a PF deflagrou a quarta fase da operação. Foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão , expedidos pelo Supremo Tribunal (STF), no Distrito Federal e nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Espírito Santo.
Nas fases anteriores, a corporação cumpriu 16 mandados de prisão preventiva e 31 de busca e apreensão.
Os crimes investigados são:
-
Abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
-
Golpe de Estado;
-
Dano qualificado;
-
Associação criminosa;
-
Incitação ao crime;
-
Destruição;
-
Deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.