Ricardo Cappelli
Divulgação - 09/01/2023
Ricardo Cappelli

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT ) decretou neste domingo (8) que o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública Ricardo Cappelli será o interventor de uma  intervenção federal no Distrito Federal após  terroristas invadirem a Praça dos Três Poderes em Brasília. 

Cappelli assegurou nesta manhã de segunda-feira (9), que as forças federais e distritais não permitirão que a área em frente ao Quartel General do Exército volte a ser ocupada.

"Desativamos o acampamento que funcionou como QG dos atos antidemocráticos inaceitáveis de ontem", escreveu Cappelli no Twitter.

Quem é Ricardo Cappelli?

Cappelli tem 50 anos e é natural do Rio de Janeiro. Formado em jornalismo e pós-graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), ele foi escolhido pelo ministro Flávio Dino para ser o número dois da pasta da Justiça e Segurança Pública.

Ainda, durante a gestão de Dino como governador do Maranhão, Cappelli foi secretário de comunicação no segundo mandato. No primeiro, chefiou o gabinete de representação do Maranhão em Brasília.

No primeiro governo de Lula, entre 2003 e 2006, Capelli trabalhou como secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social. No ano de 2008, atuou como secretário de desenvolvimento na prefeitura de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro.

Atos golpistas

Manifestantes invadiram o Congresso Nacional na tarde deste domingo (8) para protestar contra o resultado das eleições e o uso das urnas eletrônicas. Caravanas de bolsonaristas chegaram à Brasília nesse sábado (7) para um ato marcado para segunda-feira (9). O ministro da Justiça chegou a solicitar o uso da Força Nacional para manter a segurança da Praça dos Três Poderes.

Intervenção Federal

Lula  determinou, por meio de decreto, intervenção federal na área de segurança pública do Distrito Federal até 31 de janeiro.

"Não existe precedente (para) o que essa gente fez e, por isso, essa gente terá que ser punida. Nós vamos inclusive descobrir quem são os financiadores desses vândalos que foram a Brasília e todos eles pagarão com a força da lei esse gesto de irresponsabilidade, esse gesto antidemocrático e esse gesto de vândalos e fascistas", disse Lula.

A Constituição Federal prevê a possibilidade de intervenção no artigo 34. Segundo a lei, o presidente pode decretá-la com objetivo de "pôr termo a grave comprometimento da ordem pública".

O texto Constitucional também determina que o decreto de intervenção do presidente seja submetido ao Congresso Nacional em até 24 horas para avaliação. O presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, fará uma convocação extraordinária para analisar a questão, uma vez que os parlamentares estão de recesso.


Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!