O futuro ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT) , anunciou nesta quinta-feira (22) que Miriam Belchior irá ocupar o cargo de secretária-executiva . Ela será o segundo principal nome da pasta.
"O futuro chefe da Casa Civil, Rui Costa, confirmou nesta quinta-feira (22), que a Secretaria Executiva da sua pasta ficará sob a responsabilidade de Miriam Belchior", afirmou a assessoria do petista em nota divulgada nesta quinta.
Rui Costa informou também que a Secretaria Especial do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) será desvinculada do Ministério da Economia e fará parte da Casa Civil.
O chefe da secretaria será Marcus Cavalcanti, que, atualmente, é secretário de Infraestrutura da Bahia, cargo que assumiu em 2014. Ele é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Cavalcanti também atuou como Servidor público da Bahia e já assumiu outras secretarias do estado.
Quem é Miriam Belchior?
Miriam Aparecida Belchior filiada ao PT desde 1981. Ela é professora, mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), engenheira de alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e servidora pública.
Durante o primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) , Miriam foi a secretária responsável pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil.
No primeiro governo de Dilma Rousseff (PT), Belchior foi ministra do Planejamento e presidente da Caixa Econômica Federal.
Na equipe de transição entre o governo Lula e Jair Bolsonaro (PL), Miriam foi relatora do grupo temático de infraestrutura.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.