Lula e Bolsonaro ficaram frente a frente no último debate de 2022
Reprodução/TV Globo - 28.10.22
Lula e Bolsonaro ficaram frente a frente no último debate de 2022

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) se enfrentaram no debate da Globo na última sexta-feira (28). Os dois candidatos à Presidência da República tiveram visões diferentes em relação ao último encontro antes das eleições 2022 .

A visão de Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixou o estúdio da Globo preocupado na madrugada deste sábado (29).  A sua intuição o levou a acreditar que seu desempenho no debate não tinha sido tão bom. Porém, ao conversar com a sua equipe, recebeu a informação que todas as pesquisas qualitativas o deram vantagem.

Durante os intervalos do debate, Lula reclamou inúmeras vezes do nível da discussão. Na avaliação dele,  Bolsonaro estava conseguindo levá-lo para o campo da “briga” e não das “ideias” sobre as eleições 2022 . Apesar da comitiva alertá-lo que os resultados dos tracking estavam positivos a seu favor, ele não acreditou.

Lula encerrou o encontro entre os presidenciáveis nas eleições 2022 preocupado. Em primeiro lugar nas pesquisas internas e externas, mas com uma margem apertada, ele entrou no debate com um único objetivo: conquistar os eleitores indecisos. E, na visão dele, isso só ocorreria em uma discussão sobre plano de governo.

Após ser entrevistado pelos jornalistas, o ex-presidente foi para casa e, no caminho, soube todos os detalhes das pesquisas qualitativas. A informação que o animou foi que, na opinião dos entrevistados, ele se saiu melhor que Bolsonaro em todos os blocos, diferentemente do que ocorreu nas atrações anteriores.

Lula também se impressionou ao saber que teve menções mais positivas nas redes sociais do que o seu adversário. Ele chegou a dizer para Janja que o trabalho do PT na internet “é de brilhar os olhos”.

O petista questionou a sua equipe o motivo que o levou a vencer, na opinião dos entrevistados das pesquisas, o debate. Os coordenadores da campanha disseram que ele soube ser incisivo em seus posicionamentos, mas sem perder o controle, além de demonstrar uma postura confiável ao falar dos projetos.

O ponto fraco de Lula

A campanha ficou satisfeita pelo fato de Lula não deixar Bolsonaro pautar o debate. A única queixa da equipe foi o fato do ex-presidente ter se enrolado na pauta de Meio Ambiente, principal trunfo do petista, para entrar na discussão sobre aborto.

Também se lamentou o petista ter sido menos claro nas apresentações de propostas, no quarto bloco, do que Bolsonaro.

A visão de Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem uma avaliação bem particular em relação ao debate da Globo.  Sua equipe não ficou satisfeita com o desempenho dele no confronto contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Já o chefe do executivo federal tem certeza que ficou no “dois a dois”.

Segundo apurou Portal iG, Bolsonaro ficou incomodado com sua postura nos dois primeiros blocos. Ele tinha sinalizado dificuldades em se manter tranquilo no começo dos embates, com exceção ao debate da Band no primeiro turno. E o problema aconteceu novamente, de acordo com o presidente.

Porém, Bolsonaro afirmou que equilibrou a situação no terceiro bloco e conduziu muito melhor a última parte do debate. Para aliados, ele relatou que sentiu Lula cansado nos últimos dois blocos e isso o favoreceu para ter uma imagem mais forte e de confiança.

Ele também gostou do comportamento da direção da Globo. Na sua opinião, o canal não favoreceu nenhum dos lados. O presidente da República chegou a lamentar a frase contra o jornalista Willian Bonner. O mandatário pontuou que poderia ter evitado a provocação.

A principal reclamação de Bolsonaro foi de não ter conseguido nocautear o ex-presidente. Ele tentou ao falar de pautas de costumes, mas assumiu que sentiu o “golpe” quando Lula relembrou a defesa dele a uma “pílula abortiva” na década de 1990.

Por fim, o resumo dele para o debate foi que ficou no “dois a dois”: Lula se deu melhor nos dois primeiros blocos e ele foi vitorioso nos últimos dois.

Equipe discorda de Bolsonaro

A equipe concorda que o presidente melhorou nos últimos dois blocos, mas avalia que houve um empate na parte final. Já nos dois primeiros blocos,  a avaliação é que Lula foi bem melhor, o que tem sido tratado como uma “tragédia”, já o início do debate é o que sempre chama a atenção do telespectador. Além disso, a campanha aponta que as pesquisas qualitativas do PL deram vitória a Lula.

Os bolsonaristas dizem que, mesmo que o presidente tenha razão e o encontro terminou empatado, para a campanha é ruim. O atual mandatário precisava vencer para aumentar sua chance de virada.

Agora a torcida do grupo do presidente é que o plano traçado para os últimos dois dias das eleições 2022  funcione.

Lula terminou o primeiro turno com 48,43% dos votos (57.259.504), enquanto Bolsonaro marcou 43,20% (51.072.345). O vencedor do pleito eleitoral comandará o país por ao menos quatro anos, até o fim de 2026, assumindo o governo em janeiro de 2023.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!