Pesquisa Ipec (ex-Ibope) divulgada nesta terça (11) aponta que quase metade do eleitorado brasileiro consideraram conversas com familiares e amigos para decidir o voto no primeiro turno das eleições presidenciais de 2022 .
O levantamento também mostrou que outros principais fatores que influenciaram a decisão de voto foram o desempenho dos candidatos nos debates e os programas eleitorais.
Os entrevistados puderam escolher até 3 das seguintes opções no momento da pesquisa:
- conversa com família e amigos sobre os candidatos: 49%;
- desempenho do seu candidato no debate: 47%;
- programa eleitoral do seu candidato: 30%;
- notícias sobre os candidatos na TV, rádio ou jornais: 29%;
- pesquisa eleitoral divulgada com a intenção de voto dos candidatos: 16%;
- mensagens recebidas ou posts a favor do seu candidato nas redes sociais: 9%;
- mensagens recebidas ou posts contra o candidato adversário nas redes sociais: 7%;
- nenhum destes/outros: 21%;
- não sabe ou não respondeu: 4%.
Os jovens de 16 a 24 anos são os que mais disseram que conversas com familiares e amigos influenciaram no voto, foram 58% dos entrevistados nesse perfil. Os eleitores que têm renda familiar de mais de 5 salários mínimos (54%) e os evangélicos (53%) aparecem a seguir.
Metodologia
Levantamento entrevistou 2.000 eleitores, de 8 a 10 de outubro, em 130 municípios das 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%. Está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-02853/2022, custou R$ 237.301,76 e foi pago pelo Grupo Globo.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.