Jair Bolsonaro é o candidato à presidência
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil - 04/08/2022
Jair Bolsonaro é o candidato à presidência

Aliados do Centrão não gostaram da defesa do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre a reforma do Supremo Tribunal Federal . O vice Hamilton Mourão (Republicanos) afirmou que há um plano do seu grupo para que o número de ministros do STF salte de 11 para 16. O chefe do executivo federal confirmou a intenção durante as eleições 2022 , o que gerou reação em diversos setores da sociedade.

Segundo apurou o Portal iG, o posicionamento do mandatário desagradou membros do Centrão. Na avaliação deles, não é o momento colocar esse tipo de discussão para o público. “Essa proposta serve para mexer com a base que já vota no presidente, mas afasta os eleitores mais moderados”, comenta um aliado do Bolsonaro.

“Nós precisamos furar a bolha. Colocar esse assunto como o centro da discussão, claro que ocorrerá rejeição. Falar que vai aumentar o número de ministros no STF é igual um candidato dizer que tem a intenção de regulamentar a mídia. Percebeu que ninguém fala isso do lado de lá? Qual a necessidade da gente falar da mudança no STF então?”, acrescenta.

Um dos coordenadores da campanha do presidente confirma que a insatisfação chegou ao QG bolsonarista e que tudo foi explicado para os aliados. “Todos sabem que o presidente está incomodado com o ativismo do STF. Cabe ao Congresso mostrar força para que os poderes sejam respeitados”, pontua.

“O presidente deixou claro que a proposta correrá se o Supremo continuar desrespeitando a Constituição. O povo escolheu um Congresso conservador para que pautas conservadoras saíam do papel. O STF precisa respeitar”, completa.

No entanto, Bolsonaro recuou em relação ao tema. Em entrevista ao Canal Pilhado, o governante avisou que poderá esquecer a proposta desde que a Corte “diminua a temperatura”.

Equipe de Bolsonaro faz alerta para bolsonaristas eleitos

Deputados e senadores bolsonaristas eleitos receberam uma “chamada de atenção”.  O pedido é que ninguém siga falando sobre o tema do STF. A ordem é evitar dar munição “aos adversários e para a imprensa”.

O “pacto” de silêncio tem um motivo: Declarações de Bolsonaro e alguns membros da cúpula da campanha do presidente são debatidas frequentemente, apesar do governante ‘escapar’ do roteiro traçado.

Porém, deputados e senadores eleitos não participam do dia-a-dia, ou seja, seus posicionamentos podem fugir dos planos da equipe. “Não podemos deslizar. Para virar, temos que fazer um trabalho perfeito”, diz um dos coordenadores.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!