Candidatos à presidência
Reproducao: Facebook
Candidatos à presidência

Nesta sexta-feira (23), foi divulgada uma nova pesquisa Ipespe /XP, que confirmou o crescimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O petista abriu 11 pontos de vantagem em relação ao segundo colocado, o presidente Jair Bolsonaro (PL), e está muito próximo de ser eleito no primeiro turno nas eleições de 2022 .

De acordo com o relatório apresentado pelo instituto, Lula atingiu 46% das intenções de voto. No levantamento anterior, o ex-presidente tinha alcançado 43%, ou seja, um crescimento de três pontos percentuais. Já Bolsonaro manteve os 35% em comparação com a pesquisa anterior.

O ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) tinha 9% no relatório passado e agora tem 7%, uma queda de 2%. A senadora Simone Tebet (MDB) saiu de 5% para 4%, ocupando a quarta posição. Soraya Thronicke (União Brasil) foi citada por 1% dos entrevistados.

Felipe D’Ávila (Novo), Vera Lúcia (PSTU), Léo Péricles (UP), Eymael (DC), Sofia Manzano (PCB) e Padre Kelmon (PTB) não pontuaram. Brancos e nulos somam 5% e não sabem ou não responderam totalizam 2%.

O instituto Ipespe entrevistou 2 mil eleitores entre os dias 19 e 21 de abril. O nível de confiança é de 95,5%. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-08425/2022. O levantamento foi encomendado pela XP Investimentos e custou R$ 84 mil.


Pesquisa Ipespe segue o mesmo caminho dos outros institutos

Ao longo desta semana, as pesquisas Ipec, Datafolha, Quaest, PoderData, Atlas e FSB mostraram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva crescendo e abrindo distância em relação ao presidente Jair Bolsonaro. Especialistas apontam que o petista está conseguindo conquistar a preferência dos eleitores indecisos.

Porém, a Ipespe agora apresentou o movimento do voto útil, já que Lula cresceu três pontos e Tebet e Ciro, somados, perderam 3%.

O levantamento da Ipespe mostra o petista com 49,5% dos votos válidos contra 37,6% de Bolsonaro. Ciro Gomes registrou 7,5%, Tebet obteve 4,3% e Soraya anotou 1,1%.

Para um candidato vencer no primeiro turno, ele precisa ter 50% e mais um voto. Desta forma, segundo o Ipespe, o petista precisa 0,5% para ganhar no dia 2 de outubro.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!