O empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan, abriu um processo contra o deputado federal André Janones (Avante-MG) por danos morais. A ação está em andamento na Vara Cível da Comarca de Brusque, em Santa Catarina.
A defesa de Hang pede que o parlamentar pague indenização de R$ 200 mil por publicar mensagens com xingamentos ao empresário. Os advogados também pedem que Janones retirem o conteúdo do Twitter.
O candidato a reeleição para deputado federal chamou, no dia 19 de agosto, o empresário de "bandido". No dia anterior, ele escreveu: “vergonha é ajudar a MATAR a própria mãe incentivando ela tomar cloroquina, e depois esconder a causa da morte”.
Janones provocou Hang dizendo que o empresário poderia processá-lo, porque ele tinha foro privilegiado.
Estas publicações estão anexadas no processo, que segundo os advogados de Luciano Hang, foram maldosas e ardilosas.
“Nota-se que as publicações caluniosas do Requerido, realizadas de maneira maldosa e ardilosa, expressamente afirmam que o SR. LUCIANO HANG MATOU A PRÓPRIA MÃE, de modo que lhe imputou a prática do crime de homicídio, agravado pela condição de ser cometido contra ascendente e pior, que este foi realizado para defender uma ideologia fascista, inclusive com a ocultação da causa mortis.”
Os advogados do empresário também explicitam no processo que as afirmações de Janones são "inverídicas e ofensivas".
“As afirmações lançadas na postagem são inverídicas e ofensivas, além de completamente insensíveis ao fatídico acontecimento envolvendo o falecimento de sua mãe”, diz o documento.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.