Bolsonaro na convenção do PL
Reprodução Twitter
Bolsonaro na convenção do PL

Os gastos do PL com anúncios no YouTube do presidente Jair Bolsonaro às vésperas da  convenção que confirmou sua candidatura chegaram a R$ 742 mil, de acordo com dados do Google. A estratégia foi lotar a plataforma com propagandas de 15 e 30 segundos durante o final de semana.

O número de anúncios chamou a atenção de usuários nas redes sociais, que comentaram nos últimos dias que as propagandas apareciam antes de quase todos os vídeos vistos na plataforma. Neste sábado (22), o gasto chegava a R$ 114 mil . Um dia depois, o valor foi atualizado pelo Google.

Os dados do Google apontam que o PL gastou R$ 742 mil em 15 anúncios, focados em diferentes regiões do Brasil. O maior investimento foi no Sudeste. O vídeo, de seis segundos, mostra imagens do presidente e uma mensagem: "não pule este vídeo, é pelo bem do Brasil". A peça já foi exibida pelo menos 2,5 milhões de vezes, de acordo com a plataforma.

O PL também investiu na publicação de um vídeo de 30 segundos no mesmo formato e com a mesma mensagem. No YouTube, em alguns dos casos, o usuário pode interromper o vídeo após os cinco primeiros segundos. Existe também a possibilidade de bloquear alguns anúncios.

Os dados do Google mostram que o principal investimento do PL foi em estados em que o presidente é mais forte. Dos R$ 742 mil, R$ 105 mil foram direcionados para anúncios de usuários em São Paulo, seguido pelo Paraná (R$ 56 mil), Rio Grande do Sul (R$ 50 mil) e Goiás (R$ 46 mil).

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