O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em evento no Rio Grande do Sul
Ricardo Stuckert/RS - 01.06.2022
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em evento no Rio Grande do Sul

liderança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas pesquisas tem sido turbinada pela mudança de posicionamento de um eleitorado que estava mais distante há quatro anos: os brasileiros com ensino superior completo e incompleto, ou seja, que chegaram à universidade, mas não necessariamente a concluíram. O petista conta hoje com a preferência de 53% desse segmento, de acordo com o Datafolha, patamar bem superior aos 37% que ele tinha em 2018. Os números levam em consideração um eventual segundo turno contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), que marca 36% hoje neste recorte, contra 42% há quatro anos.

O GLOBO comparou os resultados de dois levantamentos feitos pelo instituto. O primeiro é de agosto de 2018, o último com a participação do petista antes de sua candidatura ser impugnada. O mais recente é de maio deste ano, divulgado na semana passada. Na pesquisa realizada quatro anos atrás, Lula estava preso em Curitiba.

Intenção de votos no petista dentro de cada faixa de escolaridade
Reprodução/O Globo - 02.06.2022
Intenção de votos no petista dentro de cada faixa de escolaridade

O ex-presidente também passou de 25%, registrado há quatro anos, para 40% no eleitorado com ensino superior no cenário de primeiro turno. Esses dados também indicam a expansão, mas não são diretamente comparáveis porque os candidatos listados em cada ocasião não são os mesmos.

No levantamento da semana passada, o petista lidera as intenções de voto no cenário de segundo turno contra Bolsonaro com 58% contra 33% do atual presidente. Há quatro anos, em agosto de 2018, 52% dos eleitores preferiam Lula, com 32% de Bolsonaro.

Além do avanço de 16 pontos no ensino superior, o ex-presidente também registrou 18 pontos a mais entre eleitores da região Sul. Esses foram os dois estratos em que Lula mais cresceu nos últimos quatro anos, tratando-se desta hipótese de segundo turno — em nenhum outro, a diferença foi maior do que dez pontos.

Em comparação com 2018, o retrato do eleitorado de Lula é mais distribuído hoje. Há quatro anos, olhando-se toda a composição do eleitorado do petista no que diz respeito à escolaridade — com os pesos proporcionais de cada grupo —, 14% tinham acesso ao ensino superior. Hoje, são 20%. Os que tinham apenas o ensino fundamental respondiam por 45%, e agora representam 35%.

A conquista de terreno entre os mais escolarizados teve papel relevante para Lula abrir vantagem sobre Bolsonaro, seu principal adversário na corrida pelo Palácio do Planalto. Os eleitores que chegaram à faculdade representam 22% dos entrevistados pelo Datafolha e têm peso semelhante ao do voto evangélico — 27%.

Os dados do instituto revelam ainda que os brasileiros que completaram o ensino superior não compactuam com boa parte das bandeiras de Bolsonaro, como os ataques ao sistema de votação. Entre esse público, 54% dizem confiar muito nas urnas eletrônicas, em comparação com 43% entre os que completaram o ensino fundamental e 36% dos que terminaram o ensino médio.

Recuo no antipetismo

Os dados também mostram um arrefecimento do antipetismo entre eleitores mais escolarizados, o que foi considerado determinante para a vitória de Bolsonaro em 2018.

"O grupo com escolaridade mais alta é composto, em grande media, pela classe média, que em 2018 tinha no antipetismo o fator principal na hora do voto, tanto que terminou apostando no Bolsonaro. Agora, está se distanciando", afirma Mauro Paulino, comentarista da GloboNews e ex-diretor do Datafolha.

Para Alessandro Janoni, consultor na área de pesquisas eleitorais, a postura do presidente na pandemia de Covid-19 também contribuiu para a mudança de cenário:

"São os eleitores com maior acesso à informação. É um segmento que se afasta do Bolsonaro depois da pandemia, por causa do negacionismo, e que é muito sensível a rompantes como o do Sete de Setembro, por exemplo."

Embora cresça na preferência do eleitor com mais escolaridade, Lula se mantém estável em segmentos que historicamente estiveram com ele, como o dos brasileiros que têm apenas o ensino fundamental, em que ele oscila entre 65% e 68% desde 2018. Cenário semelhante ocorre no universo de quem recebe até dois salários-mínimos (variação de 64% a 66%).

"Essa estabilidade nesses segmentos demonstra certa resiliência do petismo em cenário partidário historicamente marcado pela instabilidade", afirma Silvana Krause, integrante da Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!