Pesquisa Ipespe contratada pela XP Investimentos divulgada nesta sexta-feira (13) mostra que 49% dos brasileiros consideram a agenda econômica como o tema mais importante para ser tratado pelo próximo presidente da República.
Dentro da temática, os entrevistados pelo instituto fizeram menção a assuntos como inflação, desemprego, fome, miséria e salários.
De acordo com o levantamento, a inflação e o custo de vida são os temas que mais preocupam os eleitores, seguido pela educação. Depois, aparecem o desemprego e saúde como os tópicos que os brasileiros consideram mais importantes para que o próximo presidente discuta logo no início do governo.
Conforme a pesquisa estimulada, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua liderando a corrida presidencial com 44% das intenções de voto , seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem 32%.
Depois, aparecem os nomes do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 8%, do ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 3%, e do deputado federal André Janones (Avante), com 2%.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o primeiro turno das eleições de 2022 está marcado para ocorrer no dia 2 de outubro, e o segundo, no dia 30 do mesmo mês.
Para realizar a pesquisa, o Ipespe ouviu 1.000 pessoas por telefone, de 16 anos ou mais, entre os dias 9 e 11 de maio. O nível de confiança é de 95,5%. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-02603/2022.