Nova pesquisa do banco BTG Pactual, realizada pela FSB , e divulgada nesta segunda-feira (25) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 41% das intenções de voto, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 32%, segundo os dados estimulados.
O novo levantamento mostra uma diminuição na vantagem de Lula sobre Bolsonaro em comparação com a pesquisa anterior, divulgada em março, em que o petista aparecia com 43% e o atual mandatário, com 29%.
Atrás dos dois pré-candidatos, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 9%, e João Doria (PSDB), com 3%. Os resultados são praticamente iguais aos da pesquisa anterior, em que eles apareciam também com 9% e 2%, respectivamente.
Veja os resultados:
- Lula: 41%
- Jair Bolsonaro: 32%
- Ciro Gomes: 9%
- João Doria: 3%
- André Janones: 3%
- Simone Tebet: 1%
- Vera Lúcia: 1%
Os outros candidatos, que no último levantamento somavam 13%, caíram drasticamente nas intenções de voto e agora somam apenas 5%. A indicação de "não voto" (nenhum ou branco/nulo) passou de 4% para 8%, já os indecisos, são 1%, como na última pesquisa.
Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, isto é, quando a lista de opções não é apresentada aos eleitores, a distância entre Lula e Bolsonaro é ainda menor do que na estimulada: o petista aparece com 36% e Bolsonaro, com 30%.
Confira os resultados:
- Lula: 36%
- Jair Bolsonaro: 30%
- Ciro Gomes: 4%
- Outros: 4%
- Nenhum 5%
- Branco/Nulo: 5%
- NS/NR: 16%
O nome do ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) não foi considerado no levantamento, já que ele desistiu da corrida presidencial há quase um mês .
Segundo turno
Em um cenário estimulado para o segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista aparece como vitorioso, com 52% das intenções, contra 37% de Bolsonaro.
Confira:
- Lula: 52%
- Jair Bolsonaro: 37%
- Nenhum: 6%
- Branco/Nulo: 3%
- NS/NR: 1%
Nos demais cenários testados pela pesquisa para um possível segundo turno, Lula venceria em todas as possibilidades em que seu nome aparece, com Doria, Ciro Gomes, Simone Tebet e Eduardo Leite (PSDB).
Bolsonaro, por sua vez, venceria caso enfrentasse os seguintes candidatos no segundo turno: Doria, Leite ou Tebet. De acordo com os dados, em uma possível disputa contra Ciro Gomes, o deputado venceria o atual presidente.
Veja:
Para realizar a pesquisa, dois mil eleitores foram ouvidos por telefone entre os dias 22 e 24 de abril. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O registro na Justiça Eleitoral é BR-04676/2022.