Jackson Vilar é aliado de Bolsonaro e disputa cargo na Câmara dos Deputados
Reprodução - 18/04/22
Jackson Vilar é aliado de Bolsonaro e disputa cargo na Câmara dos Deputados

O empresário Jackson Vilar da Silva, organizador da motociata com o presidente Jair Bolsonaro que ocorreu na última sexta-feira (15), é pré-candidato à Câmara de Deputados pelo Republicanos. Com mais de 53 mil seguidores no Instagram, o comerciante foi um bolsonarista convicto por quase todo o mandato vigente. Em março de 2021, chegou a organizar caravanas de São Paulo até Brasília que mobilizaram empresários em prol do "socorro certo".

No entanto, se frustrou com Bolsonaro e chegou a chamá-lo de "traidor", quando o presidente atribuiu ao "calor do momento" os xingamentos e ameaças que fez contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e ao ministro Alexandre de Moraes em ato no dia 7 de setembro.

- Não acredito em Bolsonaro mais. Podem me chamar de traidor, do que você quiser, canalha. Traidor que quer andar de helicóptero para sobrevoar vendo a gente. Vou queimar minha camisa com o nome Bolsonaro. Você não merece respeito, Bolsonaro. Você traiu os motociclistas, os caminhoneiros. Você traiu o seu povo porque você é um frouxo, covarde. Bolsonaro, te apoiei até hoje e a partir de agora quero que você vá à merda – disse Vilar em vídeo apagado.

Em outro vídeo que mantém publicado no Instagram, diz que respeita o presidente, mas não é "um alienado".

Os ataques foram seguidos de um pedido de desculpas, no qual diz que não serve para estar do lado do presidente e que vai seguir a vida longe da política. No dia primeiro de abril, anunciou sua pré-candidatura junto à ex-minstra Damares Alves  e ao ex- ministro Tarcísio de Freitas . Em 2018, ele foi candidato a deputado federal pelo PROS, mas não se elegeu.

Em outros posicionamentos nas redes, demonstrou ser contra a CPI da Covid-19 e a favor da ditadura militar. Em 2021, publicou uma mensagem em que escreveu " Salve o dia 31 de março de 1964, o dia em que o Brasil disse não ao comunismo". Menos de três meses após esta publicação, organizou a primeira edição da "Acelera para Cristo", que descreve como "a maior motociata do mundo em SP".

O empresário tem como alvo preferencial o ex-governador paulista João Doria (PSDB). Em inúmeros posts, fala sobre o ex-governador de São Paulo. "Amanhã é o velório do Doria, politicamente morto", escreveu em outubro do ano passado. Em outra publicação, disse que ia jogar ovos no tucano, mas que não compensava desperdiçar o alimento em "lixo". Ele também já escreveu que a prisão do político está próxima.

Dono de uma loja de móveis na capital paulista, Vilar se apresenta como embaixador do comércio da Zona Sul de São Paulo. Durante a pandemia, chegou a receber R$ 5.700 - em pelo menos quinze parcelas - de auxílio emergencial do governo federal entre abril de 2020 e outubro de 2021, segundo o Portal da Transparência.

A manifestação de motociclistas a favor do presidente na sexta-feira foi a segunda organizada por ele. Durante o evento, eles percorreram um trajeto de 130 quilômetros entre a capital de São Paulo e a cidade de Americana. O ato custou R$ 1 milhão aos cofres públicos, segundo a secretaria de Segurança Pública de SP.

Em post sobre a motociata, Vilar prometeu a terceira edição, prevista para o ano que vem. A primeira ocorreu em junho do ano passado.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!