Quem é Victor Godoy, oficializado como novo ministro da Educação

Victor Godoy Veiga assumiu interinamente o cargo de Ministro da Educação dia 29 de março, após a renúncia de Milton Ribeiro. Nesta segunda-feira (18/04), o presidente Jair Bolsonaro (PL) oficializou Godoy como novo ministro da Educação.

Chegada no MEC

Victor Godoy é servidor de carreira da Controladoria-Geral da União e atuava como secretário executivo do MEC desde julho de 2020, mesma data em que Milton Ribeiro foi nomeado como ministro. Godoy estava no secretariado até ser oficializado como titular nesta segunda.

Reprodução - 18/04/2022

Formação

Segundo o currículo do novo ministro, Veiga é formado em engenharia de redes de comunicação de dados pela UnB (Universidade de Brasília) e fez duas pós-graduações. A primeira, em 2018, de Altos Estudos em Defesa Nacional pela Escola Superior do Ministério Público.

Luís Fortes/MEC

Experiência na Educação

Goody não tem formação na área da Educação. Teve seu primeiro contato com o segmento quando se tornou número 2 de Milton Ribeiro em 2020. Na Controladoria, foi chefe de divisão, coordenador-geral de auditoria e chefe da Diretoria de Acordos de Leniência. Quando assumiu o cargo de secretário-executivo do MEC, suas funções eram administrativas.

Reprodução/Agência Brasil - 22.03.2022

Victor Godoy é o quinto ministro da Educação de Bolsonaro

Veiga é o quinto nome a assumir a chefia do Ministério da Educação durante o governo Bolsonaro. Antes de Ribeiro, que teve maior tempo na pasta, passaram pelo comando do MEC Carlos Alberto Decotelli, que pediu demissão do cargo antes mesmo de tomar posse, Abraham Weintraub e Ricardo Vélez Rodriguez.

Reprodução%3A agência Brasil - 18/04/2022

Escândalo no MEC

Milton Ribeiro deixou a chefia do Ministério da Educação após denúncias de propina e tráfico de influência envolvendo pastores no MEC. Segundo as acusações, eles distribuíram bíblias com fotografias do ministro Milton Ribeiro em um evento organizado por um prefeito no Pará. Ribeiro deixou o cargo dia 28 de março, deixando a pasta para Victor Godoy.

Valter Campanato/Agência Brasil - 29/11/2021