'Se não for cabeça de chapa, abro mão de ser vice', diz Simone Tebet
Pedro França/Agência Senado
'Se não for cabeça de chapa, abro mão de ser vice', diz Simone Tebet

A pré-candidata do MDB à Presidência da República, a senadora Simone Tebet, afirmou nesta segunda-feira que, caso seja preterida como o principal nome da coalizão a qual seu partido integra para lançar uma candidatura única ao cargo, ela se recusa ser candidata a vice-presidente.

Tebet disputa a posição de pré-candidata da chamada "terceira via", formalizada como uma união entre seu partido, o MDB, e PSDB, Cidadania e União Brasil. Os quatro partidos devem definir a cabeça de chapa no dia 18 de maio, entre os postulantes de cada sigla: o ex-governador de São Paulo, João Doria, pelo PSDB, e o presidente do União Brasil, Luciano Bivar.

"Eu não sou candidata a vice-presidente da República. (Se) Eu abrir mão da pré-candidatura à Presidência e aceitar o papel de vice, estaria aí diminuindo o espaço da mulher na política. Vou estar no palanque do centro democrático, vou segurar a bandeira, vou entregar santinho, mas se eu não pontuar a ponto de ser a cabeça de chapa, não vou ajudar sendo vice. Eu abro mão, para que outros possam ser, e vou estar nesse palanque como cabo eleitoral", declarou durante uma sabatina promovida pela Folha de S.Paulo e pelo UOL.

A senadora defende seu nome como cabeça de chapa, entre outros aspectos, pela menor rejeição em pesquisas, segundo ela, em relação aos concorrentes da coalizão. Na última pesquisa Datafolha, do fim de março, Tebet marcava 1% na pesquisa, ao lado de Felipe D'Ávila (Novo) e Vera Lúcia (PSTU). Estava atrás de Doria, com 2%, André Janones (Avante), com 2%, e Ciro Gomes (PDT), com 6%. O ex-juiz Sergio Moro (então no Podemos) tinha 8%, mas se filiou ao União Brasil e teve a pré-candidatura à Presidência negada pelos novos correligionários.

Racha interno

Questionada a respeito de parte do seu partido resistir à sua candidatura, Tebet afirmou que, se o MDB não tiver candidatura própria, enfrentará uma "fragmentação".

Como O GLOBO mostrou, uma ala do MDB tenta rifar Tebet da disputa para que a sigla possa compor com Lula. Caciques emedebistas se reuniram com o ex-presidente na semana passada, em Brasília, e indicaram que podem tentar barrar a candidatura da senadora à Presidência na convenção da sigla, que deve ocorrer até o início de agosto. Pelas regras da Justiça Eleitoral, um candidato precisa ter aval da maioria do partido para poder concorrer.

O apoio do MDB a Lula é defendido principalmente por caciques do Nordeste, que tentam colar no ex-presidente para colher frutos eleitorais. Dos 13 senadores da legenda, cinco estiveram com o petista em jantar oferecido pelo ex-presidente do Senado Eunício Oliveira (CE).

"O maior partido do Brasil não pode ter unanimidade. Nós teremos unidade na convenção, unanimidade não", disse Tebet.

Tebet também negou que o insucesso da candidatura de Henrique Meirelles em 2018, quando terminou a disputa presidencial em sétimo lugar, com 1,2% dos votos, tenha feito o partido encolher suas bancadas no Congresso, como afirmaram caciques emedebistas. Segundo ela, o que prejudicou o MDB foram "gravíssimas denúncias de corrupção, que depois se provaram não verdadeiras".

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!