O ministro do STF Alexandre de Moraes instaura multa para quem conseguir acessar o Telegram
Nelson Jr/SCO/STF
O ministro do STF Alexandre de Moraes instaura multa para quem conseguir acessar o Telegram

Na decisão em que determinou o bloqueio do aplicativo de mensagens Telegram em todo o país , o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), também determinou uma multa diária de R$ 100 mil a quem tentar burlar essa determinação . O ministro não deu exemplos, mas isso inclui, por exemplo, o uso de uma rede VPN para acessar o Telegram.

"As pessoas naturais e jurídicas que incorrerem em condutas no sentido de utilização de subterfúgios tecnológicos para continuidade das comunicações ocorridas pelo Telegram estarão sujeitas às sanções civis e criminais, na forma da lei, além de multa diária de R$ 100.000,00 (cem mil reais)", escreveu Moraes.

Nesta sexta-feira, Moraes mandou as plataformas digitais e provedores de internet adotarem mecanismos para suspender a utilização do aplicativo no Brasil. As empresas serão notificadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Por meio de uma rede VPN, é possível ter acesso a serviços bloqueados em uma região. Pela VPN, é gerado um número aleatório de IP, que identifica o computador usado no acesso à internet. Os dados são criptografados e o usuário deixa de ser facilmente identificado.

O bloqueio do aplicativo foi solicitado pela Polícia Federal, que apontou ao STF o constante descumprimento de ordens judiciais pelo Telegram . O aplicativo não atendeu a decisões judiciais para bloqueio de perfis apontados como disseminadores de informações falsas. Segundo a PF, o aplicativo é utilizado para a prática de diversos crimes, por causa da dificuldade na identificação dos seus usuários.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!