Ruralistas articulam projeto para retirar o estado do Mato Grosso da Amazônia Legal
Reprodução/ Brasil247
Ruralistas articulam projeto para retirar o estado do Mato Grosso da Amazônia Legal

A área identificada como Amazônia Legal é composta por nove estados, mas no que depender da Frente Parlamentar da Agropecuária passará a ter oito. A bancada ruralista no Congresso se organiza para garantir a aprovação de um projeto de lei que retira o Mato Grosso do Grupo.


O propósito da medida é reduzir de 80% para até 20% o percentual das propriedades rurais que devem ter a mata original preservada no estado.


Segundo a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, os parlamentares tentam aproveitar a discussão em torno dos efeitos da guerra na Ucrânia para agilizar pautas relacionadas ao fornecimento de alimentos. No caso em questão, o deputado Juarez Costa (MDB-MT) justifica que o Mato Grosso era o estado com maior déficit de reserva legal até cinco anos após a aprovação do Código Florestal. 


"Com o crescimento da população mundial e consequente aumento da demanda nacional e internacional por alimentos, se faz necessário uma expansão das áreas de produção em áreas de fronteira agrícola", diz um trecho do texto destacado pela publicação. O projeto foi protocolado no último dia 9.



Conforme previsto no regramento, toda propriedade rural precisa manter uma área de reserva, com a mata nativa da região. Na Amazônia Legal, essa área é de 80%, enquanto em campos gerais é de 20%.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!