Uma pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta segunda-feira (20) mostra que os eleitores brasileiros enxergam o presidente Jair Bolsonaro (PL) como alguém que se pauta pelos princípios religiosos e defensor dos ricos. Oito em cada dez entrevistados desejam que o próximo presidente tome atitudes diferentes das atuais.
Já o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) é considerado a melhor opção para enfrentar a fome e o desemprego. Tido como um candidato que defende os pobres, o petista é visto como um político que sabe resolver os principais problemas que o país enfrentará, como a saúde, educação e segurança.
Para 65% dos entrevistados, o metalúrgico pensa nos pobres antes de tomar uma decisão. Em comparação, apenas 17% acreditam que Bolsonaro tenha essa habilidade.
Lula também é tido como um político que enfrentará a fome - petista foi o idealizador do Bolsa Família -, isso porque 58% do eleitorado crê que o ex-presidente resolverá este tipo de problema. Outros 19% apostam que Bolsonaro irá 'desatar este nó' em uma eventual próxima gestão.
Leia Também
Entre aqueles que enxergam em Lula a princiál opção para auxiliar o Brasil no crescimento econômico, somam-se 51% dos pesquisados. Outros 19% entendem que Jair colocará o país na rota do desenvolvimento nos próximos anos.
A pesquisa foi realizada de maneira presencial e entrevistou 3.666 pessoas acima de 16 anos de idade. O levantamento foi realizado entre os dias 13 a 16 de dezembro e a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.