Vice-presidente Hamilton Mourão
Marcos Corrêa/PR
Vice-presidente Hamilton Mourão

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB) , afirmou nesta terça-feira (14) que o ex-ministro do governo federal, André Mendonça ainda pode ser nomeado para a vaga do Supremo Tribunal Federal, já que o  presidente Jair Bolsonaro (sem partido) manteve a indicação de Mendonça.

Há dois meses o nome de Mendonça foi indicado ao Senado para preencher a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Marco Aurélio Mello.

“É uma situação desconfortável para o André, porque até agora não foi pautado o nome dele para a sabatina, mas uma vez que o presidente não retirou o nome significa que ainda existe a possibilidade que ele seja votado e consequentemente nomeado posteriormente”, disse o vice ao chegar a seu gabinete na Vice-Presidência no início da tarde desta terça.

Para André Mendonça ser aprovado deve ocorrer uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Em seguida, a indicação de Bolsonaro deve ser votada em plenário. O nome do indicado precisa ser aprovado por maioria absoluta dos senadores, ou seja, ao menos 41 dos 81 parlamentares.

Leia Também

Contudo, a sabatina ainda não foi agendada, dado que o presidente da comissão, Davi Alcolumbre (DEM-AP), opõe-se ao nome de Mendonça . Ademais, as confusões envolvendo Jair Bolsonaro e os ataques aos ministros do Supremo, atrasaram o processo.

Mendonça deixou o cargo de advogado-geral da União em agosto. Enquanto aguarda prosseguimento no Senado, o ex-ministro foi lotado na  Procuradoria-Geral da União e na Escola da Advocacia-Geral da União.

O novo cargo foi publicado nesta terça-feira (14/9) no Diário Oficial, numa portaria assinada pelo novo AGU, Bruno Bianco.


- Com informações do Metrópoles

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!