A CPI da Covid ouve na tarde desta quinta-feira,02, o ex-secretário de Saúde do Distrito Federal Francisco Araújo Filho. Ele foi alvo em agosto de 2020 da Operação Falso Negativo, que constatou irregularidades em compras para o enfrentamento à pandemia no Distrito Federal. Assista ao vivo:
O depoimento foi confirmado pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) no final da manhã, após a ausência do lobista Marconny Nunes Ribeiro Albernaz. O foco da CPI deverá ser a Precisa, empresa envolvida no escândalo e que depois ganhou notoriedade por ter representado no Brasil a Covaxin, vacina desenvolvida pelo laboratório indiano Bharat Biotech.
A Covaxin foi a vacina mais cara a ser contrato fechado pelo Ministério da Saúde, ao custo de 15 dólares a dose. Depois que o negócio entrou na mira da CPI, ele foi suspenso pelo governo federal e o laboratório indiano rompeu a parceria que tinha com a Precisa
A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o ex-secretário a ficar em silêncio no depoimento que prestará à comissão.
No início dos trabalhos, o presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), mandou a Polícia Legislativa do Senado ir atrás do lobista e também pediu sua condução coercitiva.
A CPI realiza uma sessão fechada que, segundo Vieira, está senado analisado material em segredo de Justiça. "Não podem ser amplamente divulgados, mas precisam ser de conhecimento da CPI", disse o senador.