Deputado federal Daniel Silveira
Texto: Ethel Rudnitzki, Laura Scofield | Infográficos: Larissa Fernandes
Deputado federal Daniel Silveira

O Conselho de Ética encerrou a reunião desta terça-feira (6) sem definir nova pena para o deputado federal Daniel Silveira , porque a Câmara iniciou votação em plenário. A sessão continuará na tarde desta quarta (7).

A expectativa, seguindo o voto do relator Fernando Rodolfo (PL-PE), era de que o mandato fosse suspenso por mais seis meses, mas a perda do mandato também está em jogo. Esse seria o segundo revés para o bolsonarista em uma semana, com penalidades que acumulariam 1 ano e 5 meses de suspensão . Atualmente, são 11 meses de suspensão, fato inédito e ainda sem consenso na Câmara dos Deputados.

"Nós não encontramos nada o regulamento desse conselho, nem no regimento interno do conselho, que discipline essa questão. (...) Eu imagino que esse tema ainda será objeto de discussão, né? Nas instâncias superiores a esse conselho", afirmou o presidente do Conselho de Ética , Paulo Azi (DEM-BA).

O deputado federal disse que iria consultar à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), mas afastou a ideia por ser atribuição do conselho julgar e aplicar penalidades a parlamentares da Casa.

Parlamentares apresentaram votos separados ao relatório para defender a cassação do mandato do parlamentar por atacar ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e fazer apologia ao AI-5 . O ato institucional enrijeceu a Ditadura Militar (1964-1985) ao fechar o Congresso Nacional e permitir intervenções em estados e municípios, além da cassação de direitos políticos de cidadãos por até dez anos.

"Nós não podemos conceber que um caso tão grave como esse, que marca o Parlamento, seja apenas uma suspensão. Imunidade parlamentar não significa impunidade parlamentar. O deputado Daniel Silveira é reincidente em ataque as liberdades democráticas", argumentou Fernanda Melchionna (Psol-RS).

Você viu?

Ao endossar a perda de mandato, Alexandre Leite (DEM-SP) sustenta que o posicionamento não se baseia nos xingamentos proferidos contra o STF, mas no discurso de ódio e na incitação à violência. Além desse processo, Silveira sofreu outros dois no conselho. Um deles foi relatado pelo demista. 

"Cabe a nós decidir se queremos e aceitamos conviver com esse tipo de conduta. Não existe suspensão em cima de suspensão que vá refazer o pensamento e a conduta de quem até o momento sequer se arrependeu", resumiu Leite.

Líder do Novo na Câmara, Tiago Mitraud (MG) defendeu as liberdades de expressão e individuais, mas argumenta que Silveira quebrou o decoro parlamentar e abusou das prerrogativas do cargo. O deputado também endossou a perda do mandato, mas destacou que esse posicionamento não necessariamente representa o do partido.

"O representado abusou de suas prerrogativas parlamentares, proferindo discurso não somente ofensivo às instituições, aos eleitores, aos representantes das instituições democráticas. (...) Não bastasse o para abuso de prerrogativa, é importante salientar que o comportamento que se de um parlamentar não é o mesmo que se espera de um cidadão no comum", afirmou o deputado.

O advogado Samuel Pereira, que abriu mão dos 20 minutos de discurso, pediu que os deputados substituíssem o acúmulo de suspensões, advertência verbal ou censura para que não abrisse precedentes para outros deputados processados. Também disse que o cliente, que voltou à prisão no fim de junho por violar a tornozeleira eletrônica, vive um "calvário".

Só o deputado Márcio Labre (PSL-RJ) se posicionou a favor de Silveira. Curiosamente, o bolsonarista também foi o único a votar contra a cassação de Flordelis no Conselho de Ética.

"Estamos falando de uma cassação de um mandato de alguém que foi eleito. Isso é a violação mais absurda que eu já vi de uma ordem democrática, de que o respeito ao povo. Daniel Silveira precisa ser julgado pelo seu eleitor, ao final dessa legislatura."

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!