Os pré-candidatos à Presidência Ciro Gomes, Luiz Henrique Mandetta e Eduardo Leite
Foto: Montagem
Os pré-candidatos à Presidência Ciro Gomes, Luiz Henrique Mandetta e Eduardo Leite

O primeiro debate de pré-candidatos de centro à presidência da República em 2022, nesta quinta-feira, foi marcado por críticas ao enfrentamento da pandemia pelo presidente Jair Bolsonaro e por propostas para a recuperação da economia.

O encontro, que reuniu nomes como os ex-ministros Ciro Gomes (PDT), Luiz Henrique Mandetta (DEM) e o governador Eduardo Leite (PSDB-RS) teve um tom ameno. Os pré-candidatos procuraram encontrar consensos e evitaram críticas entre si, já que eles buscam uma alternativa eleitoral contra a polarização entre Bolsonaro e o ex-presidente Lula — o petista lidera as últimas pesquisas de intenção de voto, seguido de Bolsonaro e os demais nomes aparecem num terceiro pelotão e não chegam a dois dígitos.

No evento promovido pelo jornal o Estado de S.Paulo, Ciro foi o primeiro a partir para o ataque contra Bolsonaro. O pedetista classificou a gestão da pandemia por Bolsonaro como criminosa e a classificou como " genocídio ".

Mandetta citou a CPI da Covid-19 e evocou as suspeitas de corrupção que pairam sobre o Ministério da Saúde para aquisição de doses do imunizante contra o vírus.

—São tantos crimes cometidos por este governo, mas a pandemia é o maior de todos — disse Ciro.

Você viu?

Mandetta fez coro:

— Além de não adquirir vacinas, agora se coloca sob suspeição o uso do dinheiro da corrupção na compra — disse Mandetta, que nomeou em sua gestão quando ministro o ex-diretor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Ferreira Dias , demitido esta semana sob acusação de desvios na pasta.

O governador gaúcho pegou carona no assunto e trouxe à tona a discussão sobre a possibilidade de impeachment de Bolsonaro .

— A agente não pode banalizar o impeachment, mas também não pode permitir que se banalize a presidência — afirmou Leite, que ainda acrescentou: — Temos uma CPI no Senado investigando fatos muito graves que merece ter toda a atenção para, se for o caso, dar curso a um processo de impeachment.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!