'Imagens de uma das reuniões do 'Ministério Paralelo'
Reprodução/SamPancher/Metrópoles
'Imagens de uma das reuniões do 'Ministério Paralelo'

O virologista Paolo Zanotto negou a existência de um  "gabinete paralelo" do Ministério da Saúde. Segundo ele, havia um grupo de especialistas que auxiliava o governo "de forma independente" para ajudar a "escolher vacinas" a serem compradas para imunizar a população.

Zanoto aparece em um vídeo de uma reunião no Palácio do Planalto discutindo medicamentos comprovadamente ineficazes para o tratamento da Covid-19  — como a hidroxycloroquina e a ivermectina. A reunião, revelada pelo site  Metrópoles, teria ocorrido em setembro de 2020.

Na gravação, o virologista diz que é preciso "tomar um extremo cuidado" em relação às vacinas contra Covid-19, e sugere a montagem de um "shadow gabinete" (em tradução para o português, "gabinete das sombras") para auxiliar o governo em relação à pandemia.

Além dele, faziam parte do grupo o deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), a médica Nise Yamaguchi e Arthur Waintraub.

"Estão confundindo 'shadow cabinet' com 'gabinete paralelo'. [...] Ali é uma figura de expressão, não é um gabinete paralelo. Não era algo para ser feito à revelia, escondido. Muito pelo contrário. Usei da expressão no sentido inglês da palavra. Se cria um comitê de imunologistas e de vacinologistas para auxiliar, de forma independente, o Ministério da Saúde na escolha de vacinas. Ninguém é doido de propor uma coisa fora da lei", disse Zanotto em entrevista à GloboNews .

"Para ser, de fato, um 'gabinete paralelo', você precisa ter, no mínimo, uma continuidade de atuação e uma montagem dele. Todas as colocações feitas não foram ouvidas", continuou.

Vídeo prova existência de gabinete, diz CPI da Covid

Senadores da CPI da Covid  afirmam que o vídeo prova a existência do 'ministério paralelo'. O vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), já confirmou que Osmar Terra (MDB-RS) e Paulo Zanotto serão convocados para prestarem depoimento.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!