O ex-ministro Eduardo Pazuello revelou à Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) que a plataforma TrateCOV foi hackeada . A revelação se deu ao ser questionado pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM) sobre o uso do aplicativo, testado em Manaus no início de janeiro de 2021, para gerar supostos diagnósticos da Covid-19.
“Um cidadão alterou os dados e colocou na rede. O boletim de ocorrência identificou. Quando descobrimos que foi hackeado tiramos do ar imediatamente”, disse Pazuello
O presidente da Comissão, Omar Aziz, ironizou a fala do então ministro da Saúde dizendo que o hacker era tão bom, que conseguiu colocar o TrateCOV na Tv Brasil .
Pazuello afirmou que a sugestão de criar o aplicativo foi da secretária da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro .
“A ideia é uma calculadora que facilite o diagnóstico. O médico coloca os sintomas observados, em fatore, números e pesos e ele vai sugerir um diagnóstico. Era um auxílio para ter um diagnóstico mais rápido, devido ao grande número de pessoas”, explicou o ex-ministro.