Mayra Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde
Erasmo Salomão/MS
Mayra Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde

Durante sessão da CPI da Covid , o relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL), apresentou um requerimento para convocar a secretária de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro , conhecida como "Capitã Cloroquina". Ele anunciou o requerimento quando o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, respondia perguntas sobre cloroquina, o remédio que, mesmo tendo efeitos colaterais e sendo ineficaz para o tratamento de Covid-19 , foi defendido pelo presidente Jair Bolsonaro como arma no enfrentamento à pandemia.

Em depoimento prestado por Pinheiro ao Ministério Público Federal (MPF), ela confirmou que foi a responsável pelo planejamento de uma comitiva de médicos que difundiu o uso de medicamentos sem eficácia comprovada contra a Covid-19, como cloroquina , hidroxicloroquina e azitromicina , em Manaus dias antes de o sistema de saúde do Amazonas entrar em colapso, em janeiro último.

Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da CPI, disse a Renan que já havia um outro requerimento para convocar a secretária. Para que ela seja chamada, é preciso que a comissão, onde os oposicionistas e independentes são maioria e a ala governista é minoritária, aprove os requerimentos.

Você viu?

Antes de anunciar o pedido de convocação, Renan perguntou ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, se ele foi pressionado a adotar protocolo de uso da cloroquina em estados e municípios. Queiroga evitou se posicionar sobre o medicamento, mas disse que nunca foi pressionado a usá-lo, nem autorizou a sua distribuição.

"Eu não autorizei distribuição de cloroquina na minha gestão. Eu não tenho conhecimento de distribuição de cloroquina na minha gestão", afirmou Queiroga.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!