Nesta terça-feira (27), o Senado deu início a CPI da Covid e comissão tem como intuito investigar a atuação do governo federal durante os meses da pandemia do novo coronavírus. Nesta primeira reunião, o presidente e o relator são nomeados.
Com oito votos, o senador Omar Aziz foi eleito o presidente da comissão e Raldonfe Rodrigues (REDE-AP) será o vice-presidente, eleito com sete votos.
O relator da comissão será Renan Calheiros (MDB-AL), que foi nomeado pelo próprio presidente Aziz. tal nomeação marca a primeira "derrota" dos bolsonaristas que tentavam impedir a nomeação de Renan na comissão. O Tribunal Regional Federal da 1ª região (TRF-1), suspendeu a liminar em primeira instância que impedia o senador de assumir relatoria. Ação que pediu a não nomeação de Calheiros foi enviada pela deputada Carla Zambeli (PSL-SP).
Após ser empossado, Aziz disse que é preciso descobrir "o que deixou de ser feito" na gestão da pandemia, "seja ele ministro, assessor ou quem for".
"Vamos seguir daqui para frente com toda a dignidade que o povo brasileiro espera da gente. Sei que o debate será proveitoso e que essa CPI levará uma esperança maior na aquisição de vacinas, kits e tecnologia para que possamos dar uma esperança para milhares de pessoas. Não dá para a gente discutir questões políticas em cima de quase 400 mil mortos", disse Aziz.