O deputado Carlão Pignatari (PSDB) foi eleito presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) na tarde desta segunda-feira. Com 65 votos entre os 94 parlamentares, o líder do governo Doria na Casa teve apoio do rival histórico de seu partido, o PT.
Major Mecca (PSL), com 16 votos, Sérgio Victor (Novo), cinco votos, e Carlos Giannazi (PSOL), quatro votos, foram os outros candidatos.
Trata-se da oitava eleição seguida vencida pelo PSDB , que está à frente do governo do estado de São Paulo desde 1995. A legenda mantém a hegemonia no comando da Assembleia paulista desde 2007.
Na presidência desde 2017, Cauê Macris encerra sua gestão marcada por elogios pelo tratamento dado aos colegas e críticas em razão do firme alinhamento à agenda do governo estadual.
Apesar de contar com um aliado na condução da pauta dos projetos de lei e de ter uma base para apoiar os interesses do Executivo, o governador João Doria (PSDB) enfrentou, no ano passado, resistência maior que seus antecessores tucanos na Assembleia.
Do lado de fora da Alesp , apoiadores do presidente Jair Bolsonaro se reuniram, muitos sem máscara e desrespeitando o isolamento social, para protestar contra as medidas de combate à pandemia do governo estadual e contra o domínio tucano na Alesp.