Ex-presidente Lula recebeu a primeira dose em São Bernardo do Campo, no ABC paulista
Ricardo Stuckert
Ex-presidente Lula recebeu a primeira dose em São Bernardo do Campo, no ABC paulista

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 75 anos, foi imunizado contra a Covid-19 na manhã deste sábado (13) em um drive-thru em São Bernardo do Campo , cidade onde mora. O petista recebeu a primeira dose da CoronaVac , desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac Biotech.

"Era exatamente a que eu queria tomar", disse Lula em um vídeo divulgado nas redes sociais. O ex-presidente, que teve Covid-19 durante uma viagem a Cuba no ano passado, receberá a segunda dose do imunizante em um período que varia de 14 a 28 dias.

"Eu poderia estar muito mais feliz se tivesse vacina para todo mundo", acrescentou o petista, que também chamou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de "ignorante".

Em âmbito estadual, a vacinação de idosos com 75 e 76 anos começa em 15 de março, mas a Prefeitura de São Bernardo se antecipou e já iniciou a imunização dessa faixa etária neste fim de semana.

Lula recuperou recentemente seus direitos políticos, o que permite que ele dispute eleições novamente, após o ministro Edson Fachin , do Supremo Tribunal Federal (STF), ter anulado todas as suas condenações na 13ª Vara Federal de Curitiba.

A Procuradoria-Geral da República (PGR), no entanto, recorreu contra a medida, e o caso deve ser levado ao plenário do STF . Se a decisão de Fachin for mantida, os processos contra Lula em Curitiba serão encaminhados para a Justiça Federal no Distrito Federal, a quem caberá definir se as provas e testemunhos já coletados podem ser validados.

Lula ainda tenta obter do STF a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro, que comandava a 13ª Vara Federal, o que faria os inquéritos voltarem à estaca zero. O julgamento na Segunda Turma está em 2 a 2, e o voto de desempate será do ministro Nunes Marques, que pediu mais tempo para analisar o caso.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!