Presidente Jair Bolsonaro
Marcos Corrêa/PR
Jair Bolsonaro tem o deputado Arthur Lira (PP-AL) como candidato à presidência da Câmara

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cobrou nesta segunda-feira (11) que a bancada ruralista da Câmara apoie a candidatura de Arthur Lira (PP-AL) para a presidência da Casa. A eleição para o sucessor de Rodrigo Maia (DEM-RJ) está marcada para fevereiro. Para Bolsonaro, "​o campo nunca teve um tratamento tão justo e honesto como tem comigo".

No domingo (10), o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Alceu Moreira (MDB-RS), declarou publicamente apoio a Baleia Rossi (MDB-SP), adversário do candidato apoiado pelo Palácio do Planalto e candidato de Maia à sua sucessão.

"Democracia com compromisso de entrega: anuncio desde já que votarei no deputado Baleia Rossi, candidato do meu partido MDB Nacional, para presidência da Câmara dos Deputados", escreveu o parlamentar em uma publicação nas redes sociais.

O deputado Sérgio Souza (MDB-PR), que assumirá o comando da bancada no fim do mês, também já declarou apoio a Baleia Rossi.

Bolsonaro não citou nenhum dos dois, mas cobrou a bancada ruralista de uma maneira geral. A cobrança foi feita pelo presidente em uma conversa com apoiadores no jardim do Palácio da Alvorada. O vídeo foi publicado com vários cortes em um canal simpático a Bolsonaro.

"O campo nunca teve um tratamento tão justo e honesto como tem comigo, em todos os aspectos. [corte brusco] Alguns parlamentares do campo, em vez de apoiar nosso candidato, estão poiando outro candidato", disse o presidente.

Bolsonaro cobrou unidade a estes parlamentares, disse não comandar o Brasil sozinho e, numa referência à gestão de Maia, afirmou que "não podemos ter mais dois anos pela frente com a esquerda fazendo a pauta".

O presidente ainda afirmou que "do lado de lá", numa referência à candidatura de Rossi, estão partidos como PT, PC do B e PSOL, "que atrapalhou a gente dois anos". O PSOL, no entanto, ainda não anunciou se apoiará Baleia Rossi ou se apresentará candidato próprio.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários