A oposição formada por partidos de esquerda tem se mostrado menos resistentes à candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Câmara dos Deputados
, conforme informações da coluna Painel da Folha de S.Paulo. Deputados do PDT, PSB e PCdoB - que participaram da reunião para compor o bloco de apoio ao candidato de Rodrigo Maia
- podem apoiar Rossi para evitar que a candidatura de Fábio Ramalho (MDB-MG) se torne viável.
Ramalho participou da última eleição para a presidência da Câmara, em 2019, quando recebeu 66 votos. Embora não esteja entre os mais competitivos, ele pode tirar votos do bloco do candidato apoiado por Rodrigo Maia, caso mantenha a candidatura. Dessa forma, abrindo caminho para Arthur Lira (PP-AL).
A oposição defende que é necessário somar o máximo de votos possíveis em uma frente contra Arthur Lira. A esquerda quer definir até amanhã (23) o nome que vai encabeçar o bloco. O movimento é para evitar que o PT coloque um candidato na disputa.
A oposição definiu em uma "carta-compromisso" que vai apoiar um candidato que proteja "a democracia" e as "instituições contra os ataques autoritários" de Bolsonaro, assim como o engavetamento de projetos antidemocráticos.