Bruno Covas, candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSDB
Patrícia Cruz/Divulgação
Bruno Covas, candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSDB

Segundo pesquisa do Datafolha , o prefeito Bruno Covas ( PSDB ) atingiu sua melhor avaliação no cargo desde o começo da campanha eleitoral. Ele é visto como o candidato mais preparado, em relação ao seu adversário, Guilherme Boulos ( PSOL ) . As informações são da Folha de S. Paulo .

De acordo com o jornal, essa percepção se deve a diversos fatores, principalmente pela experiência e manejo da pandemia de Covid-19. Para essa pesquisa, o Datafolha ouviu 1.260 eleitores nesta segunda-feira (23), possuindo uma margem de erro de três pontos para mais ou para menos. Os dados foram encomendados pela Folha de S. Paulo e têm o número SP-0985/2020 no Tribunal Regional Eleitoral.

Conforme o instituto, Covas tem a aprovação de 35% dos paulistanos. Em 21 e 22 de setembro, no início da corrida eleitoral, achavam ele ótimo e bom 25%, índice que oscilou para 28% em 5 e 6 de outubro. 21% (eram 27% nos dois outros levantamentos) o reprovam e 43% (ante 45% há dois meses e 42%, há um mês e meio) acham o prefeito regular.

A aprovação do candidato melhora entre seus eleitores, 59% o acham ótimo ou bom, 35%, regular e só 4%, ruim ou péssimo. Além disso, é melhor visto entre mais velhos (46% de aprovação de quem mais de 60 anos, ante 21% no grupo mais jovem) e menos escolarizados (44%, com 28% entre os com nível superior).

Para 54% dos entrevistados, Covas é mais preparado do que Boulos de um modo geral. O mesmo levantamento mostra que o atual prefeito de São Paulo tem 55% dos votos válidos, ante 45% do candidato do PSOL.

Como é apontado pela Folha, em 3 e 4 de novembro, com todos os outros candidatos ainda na disputa, Bruno Covas era visto como o mais preparado por 34%, e o candidato do PSOL por 14%. 

Você viu?

Dados mais expressivos

O dado mais expressivo na aprovação do tucano é o fato dos entrevistados o considerarem mais experiente (68% a apenas 20%) do que Boulos. Além disso, a pesquisa mostra que mesmo entre eleitores de Boulos o prefeito ainda é bem visto: 42% o veem como mais experiente, enquanto o seu próprio candidato só é assim julgado por 47%, um empate técnico.

Outro ponto que chama a atenção em meio aos dados é a moderação.  Para 54%, Covas é mais moderado do que Boulos, com 33%. Como a aprovação de Covas também se dá pelo desempenho na pandemia, para 55% dos ouvidos, ele é mais preparado para lidar com a situação, ante 26% de quem vota no psolista.

A visão melhor para Covas se repete no preparo na área de  saúde (54% a 32%),  educação (48% a 39%) e transportes (45% a 37%). Em termos de imagem pessoal, o prefeito é julgado como mais trabalhador por 48%, ante 33% que acham isso de Boulos.

No entanto, de acordo com a pesquisa, Guilherme Boulos se sai melhor quando a pergunta é sobre quem vai defender mais os pobres (53% a 30%) e na sua lógica inversa: 64% dizem que Covas protegerá os mais ricos, enquanto 15% veem o psolista nessa posição.

Ainda conforme os dados, há um empate no quesito estelionato eleitoral: 39% acham que o nome do PSOL não irá cumprir suas promessas e 37%, pensam que o candidato do PSDB será essa pessoa.

Em relação à honestidade, 19% dos ouvidos não consideram nenhum candidato honesto na capital, enquanto Covas (39%) é mais bem visto do que Boulos (30%). O tema tem peso, segundo a pesquisa, 91%, não estar associado a crimes é a principal qualidade que um prefeito deve ter, assim como 89% citam a necessidade de ausência de ligação com corrupção.

A experiência vem a seguir, com 83% de citações como virtude mais desejável entre os eleitores.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!