Na noite da última terça-feira (3), o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) informou que denunciou à Justiça o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) por organização criminosa, peculato e lavagem de dinheiro. Nesta quarta-feira (4), a mídia internacional repercute o fato. As informações foram dadas pelo portal Terra .
Flávio Bolsonaro é acusado no âmbito da investigação das “rachadinhas” na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), na época em que ele era deputado. O ex-assessor Fabrício Queiroz também foi denunciado.
O Financial Times diz que o caso é um “constrangimento” para a imagem de Jair Bolsonaro.
A Bloomberg classifica a denúncia como “mais uma dor de cabeça jurídica” para o presidente brasileiro, que se elegeu com uma “forte plataforma anti-corrupção em 2018”.
O The Guardian afirma que a reputação de “forasteiro da política e cruzadista anticorrupção que tiraria o Brasil da lama" sustentada por Bolsonaro tem se desfeito em decorrência das suspeitas envolvendo não apenas o filho Flávio Bolsonaro, como também Carlos e Eduardo.
Para o Wall Street Journal, “o caso aumentou a tensão política no Brasil, colocando a família Bolsonaro contra o Judiciário e a mídia”.