Pacientes retirados do Hospital Federal de Bonsucesso foram levados para borracharia
Reprodução/TV Globo
Pacientes retirados do Hospital Federal de Bonsucesso foram levados para borracharia


A mulher de 42 anos que estava internada em estado grave no CTI do Hospital Federal de Bonsucesso, com quadro de Covid-19, e não resistiu à transferência durante o incêndio que atingiu a unidade , na manhã desta terça-feira (27), era Núbia Rodrigues.


Núbia era moradora da Penha, na Zona Norte do Rio, e, de acordo com o filho, Patrick Machado, começou a passar mal com sintomas do novo coronavírus na última quarta-feira. Por telefone, ele conta que recebeu a triste notícia da morte da mãe, que chegou a ele por uma pessoa conhecida que estava dentro do hospital.

Você viu?

"Infelizmente, ela não resistiu. Ela não tinha nenhuma comorbidade, mas essa doença não escolhe idade", limitou-se a dizer em frente ao hospital.

Núbia ainda teria sido retirada com vida do HFB, mas não resistiu ao deslocamento até a nova unidade , o Hospital municipal Ronaldo Gazolla. A ala para pacientes com coronavirus foi instalada no HGB, no início da pandemia, onde antes funcionava a clínica das mulheres, no terceiro andar do prédio. Ao todo, 162 pacientes estavam no prédio 1. Todos foram evacuados. E desses, 46 transferidos para outras unidades.

Pacientes transferidos

A Secretaria estadual de Saúde informou que dez pacientes foram transferidos do Hospital Geral de Bonsucesso, que foi para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha Circular. Desse número, quatro pacientes se encontram em estado grave, três estáveis, um já recebeu alta e outro foi transferido para o Hospital de Anchieta, na Baixada Fluminense. No total, 162 pacientes já foram retirados do prédio 1, e 46 foram transferidos para outras unidades do município e do estado.

Até o início da tarde, pacientes do HFB tinham sido transferidos para as seguintes unidades municipais: Souza Aguiar, no Centro, onde uma mulher, de 73 anos, com as iniciais L.M.S. foi para o setor de emergência e necessita do uso de respirador. Um homem, F.B.B., foi levado para o setor de cirurgia geral; Evandro Freire, na Ilha; Hospital Maternidade Fernando Magalhães, em São Cristóvão; Maternidade Maria Amelia Buarque de Hollanda, no Centro; e Ronaldo Gazolla, em Acari.

O Hospital de Campanha da Prefeitura, no Riocentro também disponibilizou 64 leitos, sendo 50 de enfermaria e 14 de terapia intensiva, para receber os pacientes transferidos. A secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch, e o subsecretário geral, Jorge Darze, estão em Bonsucesso acompanhando as transferências e verificando as necessidades dos pacientes. De acordo com o diretor do hospital Hospital Geral de Bonsucesso, uma paciente de 46 anos, que estava em estado gravíssimo, chegou a morrer durança a evacuação.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!