O incêndio que atinge o Hospital Federal de Bonsucesso desde a manhã desta terça-feira (27) era uma tragédia anunciada. A afirmação é da presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro, Mônica Armada, que afirmou haver descaso do Governo Federal com a unidade.
Segundo Mônica Armada, apesar do fogo atingir o prédio 1, pacientes que estão no prédio 2, onde fica a maternidade, também estão sendo evacuados por conta da fumaça intensa.
"É um incêndio anunciado , reflexo da precariedade dessas instituições, prédios públicos, que tem fiações elétricas muito antigas. Descaso do governo contra esse hospital de alta complexidade", afirmou.
Mônica, que está no local, diz que alguns pacientes foram levados num primeiro momento para o prédio 2, onde fica a maternidade, mas a fumaça também atingiu o local.
"Felizmente a maioria dos trabalhadores e pacientes foram retirados e se dirigiram ao prédio 2, mas já está chegando muita fumaça, então estão retirando as crianças de lá", relatou.
Diretora do sindicato dos enfermeiros, Líbia Bellusci conta que os funcionários estão trabalhando ao lado dos bombeiros para combater o incêndio e minimizar os danos.
Você viu?
"Os trabalhadores da saúde estão unidos, ajudando bombeiros a retirar material pesado do almoxarifado, distribuindo água, carregando macas", contou.
Falta de fiscalização e investimento
Para Chrystina Barros, pesquisadora do Centro de Estudos em Gestão de Serviços de Saúde da UFRJ, ocorrências como a de hoje remetem a um histórico de falta de investimentos nas unidades de saúde, que precisam ser alvo de investigação.
"Agora instala-se um processo de investigação para se entender até que ponto providências locais eram tomadas. Infelizmente, pelo histórico do nosso país, a gente vê que falta fiscalização ativa e investimentos de maneira crônica nas unidades. Mas tudo tem que ser alvo de apuração, com muita calma, porque é muito comum que nesses momentos a gente responsabilize o gestor local, que fica na ponta, mas sabemos, principalmente numa estrutura pública, o quanto de burocracia existe para que ele consiga fazer a gestão de maneira adequada", ressalta.
O Hospital Federal de Bonsucesso faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS) desde os anos 1990.
De acordo com o site da instituição, a unidade é a maior da rede pública do Estado do Rio de Janeiro em volume geral de atendimentos mensais.
Em média, são realizadas 15 mil consultas ambulatoriais, 1.300 internações, 1.200 atendimentos de emergência, 120 mil exames laboratoriais e 5 mil exames de imagem no local por mês. A unidade é referência em procedimentos cirúrgicos e oferece atendimento para mais de 50 especialidades médicas.