Carlos Moisés (PSL) recebeu na manhã desta segunda (26) uma intimação de oficiais do tribunal de justiça que o afasta do cargo de Governador de Santa Catarina por até 180 dias, até o julgamento final.
Carlos Moisés sofre processo de impeachment após suspeitas de crime de responsabilidade ao ter dado aumento salarial aos procuradores do estado e equipará-los ao dos procuradores da Assembleia Legislativa.
A vice-governadora do estado, Daniela Reihner (sem partido), assume provisoriamente o cargo até a decisão final. Ela chegou a ser denunciada mas foi absolvida nesse processo.
O julgamento ocorreu na noite de sexta (23) e perdurou até a madrugada, quando o Tribunal
decidiu pela suspensão
do político do PSL no exercício de suas funções, que terá seu salário reduzido em um terço até a sentença final. O afastamento e a nomeação de Daniela como governadora ocorreá na próxima terça (27).
O agora ex governador é alvo de outro processo de impeachment, que investiga a compra de 200 respiradores comprados por R$ 33 milhões para aumentar a capacidade hospitalar no hospital durante a pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2).
Contudo, suspeitas de irregularidades sobre a compra, com valores superfaturados, com atraso, sendo modelos inferiores aos prometidos são investigados e ainda serão julgados.