Desembargador do TRF-1 Kassio Nunes
Marcos Oliveira/Agência Senado
Desembargador do TRF-1 Kassio Nunes

A posse do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio Nunes foi marcada para o dia 5 de novembro, às 16h, após ele ter sua  nomeação confirmada nesta quinta-feira (22) em edição extra do Diário Oficial da União. A definição da data foi feita entre Luiz Fux , presidente da Corte. Segundo nota da assessoria de imprensa do STF, cerimônia de posse será "estritamente virtual".

Kassio Nunes é desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) e  foi aprovado pelo Senado nesta quarta por 57 votos a favor e 10 contra. Durante todo o dia de ontem, o  juiz participou de uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa em uma sessão que durou mais de 10 horas.

O novo ministro do STF tem 48 anos e poderá permanecer na Corte até 2047, quando completará 75 anos. Essa é a idade na qual os ministros são obrigados a se aposentar.

Nascido em Teresina, Kassio Nunes é bacharel em direito pela Universidade Federal do Piauí e obteve títulos de mestrado pela Universidade Autônoma de Lisboa e de doutorado pela Universidade de Salamanca, na Espanha.

Depois de exercer a advocacia privada, ocupou, entre 2008 e 2011, o cargo de juiz eleitoral em vaga reservada a advogado no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí. Em 2011 foi escolhido, a partir de lista tríplice, para vaga de juiz no TRF-1, onde chegou à vice-presidência no biênio 2018-2020. Ele foi escolhido pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

    Veja Também

      Mostrar mais