Kassio Nunes foi aprovado pelo para vaga no STF por 57 votos a 10
Edilson Rodrigues/Agência Senado
Kassio Nunes foi aprovado pelo para vaga no STF por 57 votos a 10

O novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio Nunes foi nomeado nesta quinta-feira (22) para ocupar a cadeira de Celso de Mello na Corte. O nome dele foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) hoje um dia após ele  passar por sabatina da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e ser  aprovado por 57 votos a 10 no plenário da Casa.

Agora, o ex-desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) já é oficialmente um ministro do STF e ele só precisa tomar posse para começar a participar das atividades da Suprema Corte. Para isso, a data deve ser combinada entre ele e o ministro Luiz Fux , presidente da Corte.

O novo ministro do STF tem 48 anos e poderá permanecer na Corte até 2047, quando completará 75 anos. Essa é a idade na qual os ministros são obrigados a se aposentar.

Nascido em Teresina, Kassio Nunes Marques é bacharel em direito pela Universidade Federal do Piauí e obteve títulos de mestrado pela Universidade Autônoma de Lisboa e de doutorado pela Universidade de Salamanca, na Espanha.

Depois de exercer a advocacia privada, ocupou, entre 2008 e 2011, o cargo de juiz eleitoral em vaga reservada a advogado no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí. Em 2011 foi escolhido, a partir de lista tríplice, para vaga de juiz no TRF-1, onde chegou à vice-presidência no biênio 2018-2020. Ele foi escolhido pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!