Quantidade equivale a menos de 1% dos municípios brasileiros.
Senado Federal/Divulgação
Quantidade equivale a menos de 1% dos municípios brasileiros.

Segundo dados fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apenas 39 cidades brasileiras têm apenas mulheres como candidatas ao cargo de prefeita nas eleições municipais de 2020.  A quantidade equivale a menos de 1% dos municípios brasileiros. A informação foi levantada pelo G1 .

De acordo com o portal, a maioria das cidades que têm apenas mulheres concorrendo ao cargo tem a população entre 2 mil e 45 mil habitantes. A maior parte delas está localizada no Nordeste do Brasil. Em algumas cidades tem apenas uma candidata à prefeitura. É o caso de Tenente Ananias (RN) e de Jurema (PI), onde Larissa (PSD) e Kaylanne (MDB), respectivamente, não têm adversários na corrida.

Além da quantidade pequena de municípios com apenas candidatas à prefeita, os dados do TSE mostram que apenas 1 em cada 10 candidaturas à prefeitura é de mulher. Por outro lado, 60% das cidades brasileiras têm apenas homens como candidatos ao comando do executivo.

Na disputa pelo cargo de vereador, também existe um número baixo de candidatas: apenas 34% das candidaturas registradas são de mulheres. Tal percentual é ligeiramente superior ao mínimo de 30% de vagas para mulheres, que foi estabelecido na minirreforma eleitoral de 2009.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!