Bolsonaro foi criticado por nomear Kassio Nunes para a vaga de Celso de Mello.
Agência Brasil
Bolsonaro foi criticado por nomear Kassio Nunes para a vaga de Celso de Mello.

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira que a indicação de Kassio Marques para a vaga de Celso de Mello no Supremo Tribunal Federal (STF) é "crucial" para ele e defendeu o desembargador por decisões pregressas, relativas aos casos da deportação de Cesare Battisti e da suspensão de liminar que proibia o Supremo Tribunal Federal (STF) de comprar lagostas.

"No caso Battisti, quem decidiu foi o Lula ou foi a Dilma, um dos dois. E mais ainda: se eu não me engano, o Supremo Tribunal Federal decidiu isso também, então era uma coisa transitado em julgado", disse, acrescentando:

"Depois, alguém deu entrada na justiça comum, na primeira, segunda instância, não sei, pedindo a extradição dele, e o desembargador, que não foi o Kassio, falou que era um assunto pacificado. A política era privativa do presidente Lula, e ele decidiu que ficasse no Brasil, o Supremo decidiu. Em consequência, não pode um juiz de primeira, segunda instância, modificar decisão do Supremo Tribunal Federal, e o Kassio integrava essa turma, e ele acompanhou o relator".

Sobre a decisão, em maio do ano passado, que liberou uma licitação do STF que previa a compra de alimentos como lagostas e vinhos caros, Bolsonaro disse que houve uma "interferência exagerada" no Supremo e que o entendimento de Marques, no caso, não é motivo para impedi-lo de ter uma ascensão na carreira.

Você viu?

"Vamos supor que um de vocês seja vegetariano e entra com uma ação no Supremo para que não compre filé mingon, um juiz decide na primeira ou segunda instância que não pode mais filé, tem que ser só verdura, é uma interferência exagerada por parte de alguns dos poderes", disse.

"Eu não sei se é verdade, parece que é verdade. Detalhe: eu recebo aqui em casa autoridades do mundo todo, o que que eu devo servir para eles? Angu e Tubaina, é isso?", acrescentou.

Sem citar nomes, o presidente criticou "uma autoridade do Rio de Janeiro" que estaria fazendo vídeos contra a decisão de indicar Marques ao STF. Segundo o presidente, essa pessoa está insatisfeita que Bolsonaro não escolheu o candidato dele.

"Eu lamento muito uma autoridade lá do Rio de Janeiro que eu prezava muito e está me criticando muito, com videozinhos, me xingando de tudo tanto é coisa por quem eu escolhi para ir para o Supremo", afirmou.

O presidente afirmou que o que estão fazendo com Marques é "covardia" e que a nomeação está mantida, "a não ser que tenha um fato novo gravíssimo".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!