A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores , deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), afirmou na manhã desta terça-feira (9) que deseja que o ex-presidente Lula seja o candidato presidencial da sigla em 2022. O petista, no entanto, não pode concorrer devido a Lei da Ficha Limpa, que impede que condenados em segunda instância se candidatem.
Leia também
- Presidente do PT, Gleisi Hoffmann se envolve em confusão no Rio; assista
- PT nega filiação de Bolsonaro com supostos dados vazados por Anonymous Brasil
- Lula nega entrevista ao Globo: "Editorial difamatório" e "censura"
"Nós gostaríamos muito, porque eu acho que ele merece esse julgamento das urnas", afirmou Gleisi em entrevista ao UOL . Contudo, para que Lula possa se candidatar seria necessário a anulação dos processos em que o petista foi condenado em segunda instância – os casos do sítio em Atibaia e tríplex no Guarujá.
Em abril, Lula afirmou que não tem intenção de disputar a próxima eleição presidencial , apenas ajudar o partido a encontrar um candidato e servir de cabo eleitoral.
Você viu?
"Tem que perguntar pra ele também se ele quer ser, mas o que nós [PT] defendemos é que Lula tenha seus direitos políticos resgatados, e aí ele define se ele quer ou não concorrer às eleições", afirmou Gleisi .
Em 2018, Lula tentou se canditar , mas foi impedido devido à Lei da Ficha Limpa .
"Se ele for candidato, nós vamos trabalhar para que Lula ganhe e governe o Brasil. O Lula mexe muito com as mentes e os corações da maioria do povo brasileiro", afirmou Gleisi.