Nas imagens, grupo mostra espaços vazios no hospital de campanha montado no Complexo do Anhembi
Reprodução
Nas imagens, grupo mostra espaços vazios no hospital de campanha montado no Complexo do Anhembi

Uma ação de fiscalização de deputados bolsonaristas nesta quinta-feira (4) ao hospital de campanha do Anhembi , em São Paulo, foi marcada por bate boca, empurra-empurra com seguranças e muita confusão. Aos gritos e com os celulares em punho para filmar, os parlamentares mostraram imagens espaços de alas vazias, sem leitos, equipamentos e pacientes.

No vídeo publicado nas redes sociais, os deputados acusam a prefeitura de São Paulo e o governo estadual por suposto desperdício de dinheiro público. Em nota, a gestão do prefeito Bruno Covas (PSDB) rebateu e disse que os parlamentares e seus assessores invadiram o hospital de campanha e agrediram pacientes e funcionários "verbal e moralmente".

A unidade do Anhembi é administrada pela Organização Social (OS) Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (Iabas), que foi afastada da gestão e construção dos hospitais de campanha no Rio de Janeiro por suspeitas de irregularidades.

A prefeitura alegou que os deputados filmaram as alas do HMCamp do Anhembi que ainda não foram ativadas, mas que estão prontas para serem colocadas em funcionamento caso seja necessário. No entanto, nas imagens os espaços aparecem vazios e sem estrutura para atendimento.

Você viu?

A Iabas é investigada pela Polícia Federal , e chegou a ser um dos alvos de um inquérito que apura o desvio de dinheiro da saúde, a cargo do Superior Tribunal de Justiça ( STJ ), por possíveis fraudes em assinaturas de contratos envolvendo os hospitais de campanha.

Nas cenas, o grupo de deputados que se auto definem como "Parlamentares em Defesa do Orçamento" (PDO) focam os ataques no  governador João Doria (PSDB) e no prefeito, que deve disputar a reeleição neste ano. Segundo os parlamentares, são mais de 1600 leitos que foram contratados e estão sendo pagos, mas sem oferecer qualquer estrutura.

Doria tem protagonizado embates com o presidente Jair Bolsonaro sobre a forma de conter a pandemia do novo coronavírus .

Entre os parlamentares que participaram da fiscalização, aparecem nas imagens Coronel Telhada (PP), Leticia Aguiar (PSL) e Sargento Neri (Avante), todos eles aliados de Bolsonaro. Nas últimas semanas, o presidente tem publicado em suas redes sociais link de reportagens que fazem referência a desvios de recursos públicos nos estados.

Em nota, a prefeitura que o hospital do Anhembi foi preparado para atender 1.800 mil pacientes, atualmente está com 397 pacientes na enfermaria, 10 em estabilização e, desde que entrou em funcionamento, já atendeu 3.700 mil paulistanos, dos quais 2.800 foram curados e tiveram alta. O município também frisou que reitera "total repúdio a atitudes violentas e ações deliberadas para tentar enganar a opinião pública".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!