Para o jurista e ex-ministro das relações exteriores do Brasil, Celso Lafer o vídeo da reunião ministerial com Jair Bolsonaro divulgada na última sexta-feira (22), mostrou que "falta noção que aquilo é um espaço público e não um espaço privado".
"Tudo que foi revelado na reunião ministerial traz grande preocupação e indica como o governo conduz o processo decisório . Se o processo decisório é feito do jeito que se mostra no video, me preocupa", afirmou o jurista.
A declaração foi feita durante entrevista ao programa Roda Viva da TV Cultura desta segunda-feira (25).
Veja também: Toffoli não vê “transmissão de responsabilidade” em visita de Bolsonaro ao STF
Lafer, que foi ministro das relações exteriores no governo de Fernando Collor (1992) e de Fernando Henrique Cardoso (2001 e 2002), comparou com as reuniões que já participou. "Creio que nunca vi nada parecido como forma de condução, mesmo no fim do governo Collor
", declarou o ex-ministro.
Quebra de tradição
Segundo Celso Lafer, a política internacional do Brasil no governo Bolsonaro quebrou a tradição da política que era realizada anteriormente.
"A diplomacia brasileira sempre se caracterizou pela busca de cooperação e de entendimento entre os povos. Hoje vemos uma política internacional que se caracteiza pelo combate e pelo confronto e que não atende os interesses do Brasil", avaliou durante a entrevista.
Você viu?
Sobre a Venezuela
Questionado sobre a decisão do governo Bolsonaro de retirar o corpo diplomático brasileiro da Venezuela, Celso Lafer avaliou que "foi um equívoco".
Leia mais: Para Toffoli, "notinhas públicas" em reação a Bolsonaro não resolvem problemas
"Foi um equívoco porque a diplomacia
e o corpo diplomático que está ligado a ela, dentro de um país, serve inclusive para informar o que está acontecendo naquele país. Quando você retira os embaixadores, perde essa comunicação", explicou.
Sobre a pandemia
Lafer avaliou que a diplomacia "do confronto e do combate", que está sendo adotada pelo governo de Jair Bollsonaro tem dificultado o combate à pandemia da Covid-19 , no que se refere a tentativa de conseguir recursos de outros países.
"O Itamaraty não está conseguindo fazer isso. E digo que não só ele. O próprio Ministério da Saúde não está conseguindo fazer essa relação. Eu vi alguém fazendo alguma coisa na época do ministro (Luiz Henirque) Mandetta", afirmou.
Lafer é formado em Direito Universidade de São Paulo (USP), tem mestrado e doutorado pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. E foi professor e chefe do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da USP.