Bolsonaro diminuiu tom das críticas aos governadores
Agência Brasil
Bolsonaro diminuiu tom das críticas aos governadores

Um dia após afirmar que governadores enganam a população e chamá-los de "exterminadores de empregos", o presidente Jair Bolsonaro mudou o tom nesta segunda-feira, ao iniciar uma série de reuniões com os chefes dos Executivos estaduais para tratar sobre medidas contra o novo coronavírus . Após videoconferências com governadores do Nordeste e do Norte , Bolsonaro disse que predominou a "cooperação" e o "entendimento". Na terça-feira, devem ocorrer novas reuniões, com os governantes das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Em rápido pronunciamento após as duas reuniões, Bolsonaro afirmou que as videoconferências foram "excepcionais" e disse que o coronavírus é o "inimigo comum" de todos, apesar de voltar a demonstrar preocupação com o aumento do desemprego.

Leia também: Vacina da gripe já está em falta em 403 cidades de São Paulo

"O que mais imperou entre nós foram as palavras cooperação e entendimento. Sabemos que temos um inimigo em comum, o vírus. Bem como, sabemos e temos a consciência que o efeito colateral, que pode ser o desemprego, pode ser combatido. Então, partindo essa premissa, foram duas reuniões excepcionais, onde anunciamos reposta às cartas dos governadores e de associações representativas dos prefeitos."

O discurso foi bem diferente do adotado na véspera, quando, em entrevista à TV Record, Bolsonaro disse que governadores "fogem de sua responsabilidade e atacam governo federal" e que "brevemente, o povo saberá que foram enganados por esses governadores e por grande parte da mídia nesta questão do coronavírus". Também afirmou que estava fazendo contato direto com prefeitos para tratar da pandemia, porque alguns governadores vivem em uma "fantasia" e estariam criando uma crise "muito pior do que o próprio coronavírus".

Leia também: Brasil tem 1.960 casos de coronavírus, dizem secretarias estaduais

Você viu?

Após as reuniões desta segunda, o presidente se disse "muito feliz", agradeceu aos governadores e afirmou que eles apresentado pedidos "de forma muito justa".

"Estou muito feliz. Cumprimento não só os governadores, bem como meu vice-presidente da República, os senhores ministros e secretários, que foram pessoas que realmente, com muita galhardia, com muita competência, souberam dar uma resposta aos senhores governadores que, de forma muito justa, haviam pleiteado a nós. Meu muito obrigado a todos."

Durante as videoconferências, Bolsonaro anunciou um pacote de R$ 88 bilhões para reforçar o caixa de estados e municípios. Entre as medidas, está a suspensão das dívidas dos estados com a União, que custará à União R$ 12,6 bilhões.

Leia também: Rosa Weber considera "precoce" adiar eleições pelo coronavírus

Questionado sobre a contradição entre as falas anteriores de Bolsonaro e tentativa de entendimento, o secretário de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues Júnior, afirmou que reunião foi um "momento de altíssimo simbolismo".

"A solução trazida hoje pelo presidente foi de um momento de um altíssimo simbolismo, o presidente conversando, dialogando, buscando soluções com os nove governadores do Nordeste, em seguida com os setes governadores da região Norte, as outras regiões também terão reuniões similares, a partir de pleitos dos próprios governadores, bem como de prefeitos", disse Waldery, em entrevista coletiva.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!