A deputada federal Tábata Amaral (PDT-SP)
Luis Macedo/Câmara dos Deputados
A deputada federal Tábata Amaral (PDT-SP)

A deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP) criticou o funcionamento dos partidos políticos brasileiros, em entrevista à Folha de S. Paulo divulgada na manhã desta quinta-feira (27). "A gente tem de valorizar a política, mas isso não pode ser desculpa para não criticarmos os partidos".

Leia também: 'Terminarei meu mandato', diz Tabata Amaral sobre disputar eleições em 2020

Tabata disse que valoriza os partidos, mas afirmou que "ninguém tem coragem de falar que os partidos são uma barreira para a renovação da democracia. Hoje, o dono do partido – porque são donos, não líderes partidários – diz como é que gasta 100% daquele dinheiro do fundo eleitoral, que é público". 

Em seu Twitter, na tarde desta quinta (27) após a divulgação da entrevista, a deputada defendeu os partidos, afirmando que ele são a base da democracia. Mas salientou que “eles podem e devem ser mais democráticos internamente, mais éticos e mais transparentes com o uso dos recursos públicos”.

Leia também: Eduardo Bolsonaro ataca Tabata Amaral: "Simplesmente patética"

Você viu?

 “Não sigo cartilha de partido, de uma corrente, porque não faz sentido para mim”, disse à Folha a deputada que desde que votou, em 2019, a favor da reforma da Previdência, contrariando determinações de seu partido, está em uma relação conflituosa com o Partido Democrático Trabalhista ( PDT ).

Ela explica que sua visão sobre partidos ocorre de forma exterior às legendas, já que ela não entrou na política da forma usual. “Não fui formada em movimentos estudantis, em partidos. Tive a vida transformada pela educação”, afirma a ex-aluna do RenovaBR, iniciativa que oferece cursos e apoio para a formação de novas lideranças políticas. 

Leia também: Tabata Amaral passa carnaval no Sambódromo de São Paulo

Tabata destaca que esse olhar sobre políticas e partidos faz com que ela veja que “a resposta às vezes está na esquerda, às vezes na direita”. Ela afirma que sua postura dentro da Câmara dos Deputados, em Brasília, é independente e que será aliada de políticos ou partidos quando achar que eles estão agindo de forma correta.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!